|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Maquiagem encarece Nissan Livina em R$ 5.000
Espaçosa, versão X-Gear traz visual que destaca a robustez, mas minivan não encara trilha pesada
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A minivan X-Gear é como
uma adolescente em crise de
identidade. Gosta de ser diferente e não sabe bem o que
quer -ou o que é. Nessa fase,
prefere culpar os pais por seus
próprios defeitos.
A "mãe" Nissan até que se esforça para dar uma identidade
aventureira ao "filho". No entanto, a ausência de um mecanismo verdadeiramente "off-road" faz com que o carro entre
em parafuso. Afinal, lama ou
asfalto? Só rodando para saber.
O teste Folha-Mauá mostra
que, pelo menos em pisos pavimentados, o motor 1.8 (até 126
cv) do X-Gear não decepciona.
Com 1.204 kg, a minivan é
ágil e retoma de 80 km/h a 120
km/h em 10,2s, tempo semelhante ao da irmã Livina equipada com o mesmo propulsor e
também abastecida com álcool.
Só que o motor grita demais
e o ruído invade a cabine. Já o
câmbio automático de quatro
marchas poderia ser mais esperto. Demora para se adaptar
a uma toada mais esportiva.
É nessa hora que o motorista
descobre que o maior destaque
do modelo está nos plásticos
que enfeitam os para-choques
e contornam as caixas de roda.
Tudo maquiagem. Entretanto,
a X-Gear satisfaz o ego de quem
constituiu família e não quer
perder o ar descolado.
Adventure
E é justamente por ser uma
Livina que ela herda as virtudes
e os defeitos da "irmã".
Continuam faltando as regulagens de altura do cinto e do
banco do motorista, assim como o computador de bordo.
"Economia à base de porcaria não dá", dizia a vovó quando
se metia em suas receitas.
A boa relação custo-benefício vem do ar-condicionado,
das rodas de aro 15 e da direção
elétrica, bastante leve, aliás.
O acabamento interno até
agrada, mas o painel continua
com excesso de plásticos duros
dignos de um Chevrolet Celta.
A sensação de conforto está
ligada ao bom espaço interno,
fruto do entre-eixos de 2,60 m
-13 cm maior do que o da principal rival, a Fiat Palio Adventure (R$ 52.680).
A suspensão da X-Gear absorve impactos mesmo quando
o motorista, para fugir do trânsito na volta de um feriado prolongado, resolve encarar o cais
do porto de Santos.
Mas a altura em relação ao
solo, os mesmos 16,5 cm do Livina, não inspira tanta confiança em terrenos mais acidentados. Se a sua aventura é pegar
um atalho asfaltado para ir ao
shopping, esse é o seu carro.
A versão avaliada é a topo de
linha (R$ 63,7 mil). Quem optar
pelo pacote simplificado, com
motor 1.6 (106 cv) e transmissão manual, paga menos:
R$ 51,7 mil. Ainda assim, quase
10% mais cara que a Livina sem
maquiagem.
A Nissan cedeu a Livina X-Gear para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: De cara nova, TR4 supera sua primeira intempérie Índice
|