São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças&acessórios

No maior salão europeu, marcas difundem o "tuning" de fábrica

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Além de apresentar os carros do futuro, o Salão de Frankfurt também antecipa o que será moda no segmento de personalização automotiva.
Na última edição da mostra alemã, que termina hoje, os carros subcompactos passaram a ser destaque nos estandes de "tuning", lado a lado com os modelos superesportivos.
O pequeno iQ, da Toyota, aparece decorado até mesmo na área reservada para a montadora japonesa.
Lá, um protótipo verde-limão gira num pedestal de quase um metro de altura para mostrar inovações como a capa da lanterna traseira com acabamento opaco, igual à da nova Lamborghini Reventón.
O roadster italiano se apresenta vestindo um manto cinza fosco que o destaca até mesmo diante do Rapide, o inédito "cupê" de quatro portas da Aston Martin.
"Os tons sem brilho são tendência. Antes, funcionavam apenas para o preto", diz Michael Kupferle, técnico da Brabus, apontando para um smart fortwo amarelo fosco.
Outra que apresenta novidades é a Hamann. A empresa de personalização projeta apliques que enfeitam para-lamas e capô de diversos esportivos.
Eles têm uma linha de acessórios que consegue transformar uma legítima Ferrari 599 GTB em versão "adventure".
Para o consumidor que prefere algo mais selvagem, tem o iQ com interior revestido de pele sintética de animais.
"Qual você prefere?", pergunta a atendente, entre um modelo decorado com uma estampa de zebrinha e outro com a de vaquinha. Tudo dentro da filosofia sustentável que permeia a exposição, diz a fabrica.
A Citröen também ousa com seu novo DS3. O compacto, que tenta ser uma espécie de Mini Cooper francês, traz um teto todo enfeitado.



Texto Anterior: Antecipar-se ao IPI não garante desconto
Próximo Texto: Recall 1: Sistema de freios do 206 e do 207 pode falhar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.