São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Com jovem russo, TVR tende a sumir

DO "INDEPENDENT"

Aos 60 anos, é incerto o futuro da TVR, uma pequena fábrica inglesa de carros esportivos. Incerteza também ronda as intenções de seu dono, o russo Nikolai Smolensky, 26, que comprou a empresa há dois anos. Tímido, foi apelidado de "bebê oligarca" por causa de seu pai, um banqueiro milionário.
Smolensky repetia que os 300 funcionários permaneceriam no Reino Unido. Até que, em outubro, anunciou que acabaria a produção em Blackpool e a transferiria para outro país. Mas a TVR não estava fadada ao fracasso.
Sempre atuou num mercado de nicho, fazendo 500 carros por ano. O problema não era dinheiro: foram injetados 30 milhões de libras (R$ 135 milhões) para deixar a produção mais eficiente e aprimorar o design.
Smolensky completou em duas semanas um negócio que costuma levar meses. O fã de carros esportivos foi a uma revenda, comprou um T350 Targa e anunciou ao vendedor: "Comprarei a TVR amanhã". Não sabia, porém, que a fábrica de Blackpool não seria sua.
O proprietário anterior ficou com o local e cobrava aluguel, obrigando à procura infrutífera de um novo local. É plausível que um executivo inexperiente brincando com o dinheiro do pai tenha cometido um erro desses.
Quando os conselheiros de Smolensky foram à fábrica, carros novos na porta impressionavam os visitantes. E tentavam esconder uma fábrica da era vitoriana: a linha rústica sempre ajudou a TVR.
As vendas caíram para apenas 200 carros em 2006. E a pergunta que fica é se a TVR pode ser salva e se vale salvá-la. A subsidiária criada para cuidar da unidade fabril foi vendida após o anúncio de produção em outro país.
Smolensky gostaria de vender a TVR, mas, tendo pago 15 milhões de libras e investido outros 30 milhões, pediria 50 milhões por algo que dá prejuízo. A não ser que ache alguém ingênuo como ele, a chance da TVR é mínima.


Texto Anterior: Fábrica pequena ultrapassa Ferrari
Próximo Texto: Promoção 1: Ford "queima" linha 2006 em estoque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.