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Fábrica pequena ultrapassa Ferrari
Montadoras suecas, alemãs e suíças fazem carros mais potentes que tradicionais italianos
DA REPORTAGEM LOCAL
Imagine um lugar onde Ferrari e Lamborghini são comuns. Mais do que isso: ficam
nos cantos, como figurantes em
festa da alta sociedade.
Para receber carros tão raros
quanto exclusivos, não há palco
melhor do que Viena, na Áustria. A primeira edição do Luxus Motor Show, salão de supermáquinas que acabou na semana passada, reuniu fábricas
como LeBlanc, Lotec, Wiesmann, Koenigsegg e Gumpert.
Todas as marcas começaram
com a iniciativa de um engenheiro genial insatisfeito com
os esportivos do mercado. A
fórmula, em geral, une recursos
aerodinâmicos de carro de corrida, materiais aeroespaciais de
baixo peso e motores alemães
de altíssima potência. Resultado: bólidos que beiram 400
km/h de velocidade máxima.
É o caso do CCR, criado pelo
sueco Christian von Koenigsegg. Há dois anos, na pista circular de Nardo (Itália), foi a
387,87 km/h. Segundo o "Guinness Book 2007", entre os carros em produção, só o Bugatti
Veyron é mais rápido: cravou
396 km/h em maio de 2006.
No Luxus Motor Show, a
Koenigsegg -que ostenta uma
pequena linha de montagem
desde 1993 em um hangar ao
sul de Estocolmo- apresentou
o CCX, uma variação do CCR. O
motor V8 (oito cilindros em
"V") com compressor de 806 cv
(cavalos) é o mesmo.
Mais que Ferrari
De acordo com a fábrica sueca, o carro arranca de 0 a 100
km/h em 3,2s -menos que os
3,7s exigidos pelo 599 GTB Fiorano, que, com 620 cv, é o modelo com motor V12 mais potente na história da Ferrari.
Não tão rápido, mas não menos raro, é o alemão Gumpert
Apollo. O modelo é uma criação
de Roland Gumpert, que dirigiu a divisão esportiva da Audi
nos anos 70 e 80 e ajudou a desenvolver o sistema de tração
integral Quattro, até hoje usado
nos carros das argolas.
O motor do Apollo não poderia ser outro: é o 4.2 V8 do A8,
mas que, com duas turbinas, teve a potência elevada de 335 cv
para 650 cv. O chassi, de cromo
e molibdênio, ajuda a reduzir o
peso. A Gumpert divulga números como 360 km/h de máxima e 8,9s para ir a 200 km/h.
O mesmo vigor têm os suíços
LeBlanc Mirabeau e Beck
LM800. Os dois lembram protótipos de carros que disputam
a prova 24 Horas de Le Mans,
na França. Assim como os de
corrida, eles também se beneficiam de materiais como fibra
de carbono e kevlar (usado na
blindagem de vidros), além de
alumínio, magnésio e titânio.
Segundo René Beck, projetista do LM800, foram usados
princípios de construção de um
F-1, como motor traseiro e controle eletrônico para telemetria
(obtenção e transmissão de dados) em circuitos fechados.
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