São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2007

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Fábrica pequena ultrapassa Ferrari

Montadoras suecas, alemãs e suíças fazem carros mais potentes que tradicionais italianos

DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine um lugar onde Ferrari e Lamborghini são comuns. Mais do que isso: ficam nos cantos, como figurantes em festa da alta sociedade.
Para receber carros tão raros quanto exclusivos, não há palco melhor do que Viena, na Áustria. A primeira edição do Luxus Motor Show, salão de supermáquinas que acabou na semana passada, reuniu fábricas como LeBlanc, Lotec, Wiesmann, Koenigsegg e Gumpert.
Todas as marcas começaram com a iniciativa de um engenheiro genial insatisfeito com os esportivos do mercado. A fórmula, em geral, une recursos aerodinâmicos de carro de corrida, materiais aeroespaciais de baixo peso e motores alemães de altíssima potência. Resultado: bólidos que beiram 400 km/h de velocidade máxima.
É o caso do CCR, criado pelo sueco Christian von Koenigsegg. Há dois anos, na pista circular de Nardo (Itália), foi a 387,87 km/h. Segundo o "Guinness Book 2007", entre os carros em produção, só o Bugatti Veyron é mais rápido: cravou 396 km/h em maio de 2006.
No Luxus Motor Show, a Koenigsegg -que ostenta uma pequena linha de montagem desde 1993 em um hangar ao sul de Estocolmo- apresentou o CCX, uma variação do CCR. O motor V8 (oito cilindros em "V") com compressor de 806 cv (cavalos) é o mesmo.

Mais que Ferrari
De acordo com a fábrica sueca, o carro arranca de 0 a 100 km/h em 3,2s -menos que os 3,7s exigidos pelo 599 GTB Fiorano, que, com 620 cv, é o modelo com motor V12 mais potente na história da Ferrari.
Não tão rápido, mas não menos raro, é o alemão Gumpert Apollo. O modelo é uma criação de Roland Gumpert, que dirigiu a divisão esportiva da Audi nos anos 70 e 80 e ajudou a desenvolver o sistema de tração integral Quattro, até hoje usado nos carros das argolas.
O motor do Apollo não poderia ser outro: é o 4.2 V8 do A8, mas que, com duas turbinas, teve a potência elevada de 335 cv para 650 cv. O chassi, de cromo e molibdênio, ajuda a reduzir o peso. A Gumpert divulga números como 360 km/h de máxima e 8,9s para ir a 200 km/h.
O mesmo vigor têm os suíços LeBlanc Mirabeau e Beck LM800. Os dois lembram protótipos de carros que disputam a prova 24 Horas de Le Mans, na França. Assim como os de corrida, eles também se beneficiam de materiais como fibra de carbono e kevlar (usado na blindagem de vidros), além de alumínio, magnésio e titânio.
Segundo René Beck, projetista do LM800, foram usados princípios de construção de um F-1, como motor traseiro e controle eletrônico para telemetria (obtenção e transmissão de dados) em circuitos fechados.


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