São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SINISTRO

Mille, Gol e Parati estão entre os mais furtados e roubados em SP

Jovem bate o carro 50% mais, afirma seguradora

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A colisão é a ocorrência mais freqüente entre os clientes de 18 a 25 anos das empresas seguradoras na cidade de São Paulo. No caso da companhia Mapfre, chega a 80% dos sinistros.
Na carteira da Brasilveículos, os motoristas dessa faixa etária são os responsáveis pela maioria das ocorrências que resultam em danos parciais ao veículo ou em indenização total do segurado por colisão.
A freqüência com que isso ocorre chega a ser 50% maior do que a observada entre os clientes de outras idades.
Os jovens são também os que mais geram sinistros, de acordo com as seguradoras. De cada 100 apólices feitas na Mapfre para eles, 15 sinistram.
No caso dos segurados com mais de 35 anos, o índice de ocorrências cai para 10%. Os estragos causados por eles também são menores: seus reparos custam a metade do que os provocados pelos mais jovens.
Estatísticas como essas são as justificativas das companhias de seguros para onerar mais o motorista novato. Inexperiência, vida social agitada, falta de dinheiro para pagar estacionamento nas baladas ou na faculdade e maior agressividade (no caso dos homes) foram alguns dos motivos citados pelas seguradoras à Folha.

Mais roubados
Dos sinistros registrados pela Unibanco AIG, tradicionalmente 7% são roubos e furtos.
O levantamento mais recente feito pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que é do primeiro trimestre de 2006, mostra que foram registrados 9.134 roubos e 12.381 furtos de veículos na cidade nesse período.
Dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) revelam que o campeão de furtos e roubos de carros segurados na região metropolitana de São Paulo é o Fiat Mille, com 7,93%, seguido pelo Volkswagen Gol 1.0, com 7,22%. Já a tabela das seguradoras aponta a Volkswagen Parati 1.8 como a mais visada em São Paulo.
Os acidentes são as ocorrências mais comuns na cidade. Segundo o mais recente anuário estatístico do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), de 2002, a capital paulista registrou 24.599 acidentes com vítimas, sendo 17.424 homens, e a maioria (10.679), integrante da faixa dos 18 aos 29 anos. (RGV)


Texto Anterior: Apólice fica mais barata com acordo
Próximo Texto: Depreciação: Em um ano de uso, 0-km perde 6,9% de seu valor, em média
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.