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Michelin adapta pneu de pista para rua
Pilot Super Sport atinge carros ainda mais potentes que Ferrari, como Koenigsegg Agera e Gumpert Apollo
No Brasil, modelo será lançado em abril do ano que vem, em 3 medidas diferentes; a de aro 19 custará R$ 1.400
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A DUBAI
Desenvolver um pneu para carros superesportivos pode ser uma tarefa mais complexa do que se imagina.
Cada montadora determina o comportamento que
quer para o carro, e o pneu
tem de aceitar qualquer abuso (veja no quadro ao lado).
Por isso, a Michelin acaba
de lançar um pneu mais esportivo que o Pilot Sport 3.
Florent Menegaux, presidente da linha de pneus de
passageiros da Michelin, diz
que o Super Sport foi feito para esportivos que também rodam em autódromos, como
Ferrari 458 Italia e Porsche
911. Ou mais: Koenigsegg
Agera e Gumpert Apollo, dois
desconhecidos que deixam
Lamborghini para trás.
"Desenvolvemos um pneu
50% mais durável em pista,
com tecnologia das 24 Horas
de Le Mans", compara.
É como se a banda de rodagem fosse dividida em cinco
partes. Em quatro, o Super
Sport traz composto semelhante ao do Pilot Sport 3.
No gomo externo (1/5),
tem o "carbono preto", com
maior resistência à rolagem e
à temperatura -em curvas, o
"ombro" sofre mais esforço.
No autódromo de Dubai, o
Porsche Carrera S com o Super Sport mostrou escapada
mais previsível que com o
Continental Sport Contact 3
-tem ótima aderência, mas
com respostas abruptas.
Para Michael Haupt, gerente de desenvolvimento da
Porsche, uma das maiores
inovações do Super Sport é a
cinta de aço Twaron Belt.
Ela forra toda a banda de
rodagem, mas com rebaixo
no centro. "Acima de 200
km/h, o pneu tende a ficar
ovalado no meio. O Twaron
Belt minimiza a deformação
e dá mais estabilidade", diz.
Pudera: a Porsche exige
que o pneu cumpra 80 requisitos para ser homologado.
TESTE DA PORSCHE
Um deles é o "Porsche Fading Test" (teste de exaustão
dos freios). Todos os Porsche
(até o Cayenne) devem acelerar de zero a 80% da velocidade máxima (cerca de 230
km/h) e frear até parar por 20
vezes. Os freios não podem
perder eficiência nem os
pneus esquentarem demais.
No seco, o Super Sport
freou um pouco melhor que o
Pirelli P-Zero (22,4 m contra
24,6 m de 90 km/h a zero).
O jornalista viajou a convite da Michelin
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