São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

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Michelin adapta pneu de pista para rua

Pilot Super Sport atinge carros ainda mais potentes que Ferrari, como Koenigsegg Agera e Gumpert Apollo

No Brasil, modelo será lançado em abril do ano que vem, em 3 medidas diferentes; a de aro 19 custará R$ 1.400

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A DUBAI

Desenvolver um pneu para carros superesportivos pode ser uma tarefa mais complexa do que se imagina.
Cada montadora determina o comportamento que quer para o carro, e o pneu tem de aceitar qualquer abuso (veja no quadro ao lado).
Por isso, a Michelin acaba de lançar um pneu mais esportivo que o Pilot Sport 3.
Florent Menegaux, presidente da linha de pneus de passageiros da Michelin, diz que o Super Sport foi feito para esportivos que também rodam em autódromos, como Ferrari 458 Italia e Porsche 911. Ou mais: Koenigsegg Agera e Gumpert Apollo, dois desconhecidos que deixam Lamborghini para trás.
"Desenvolvemos um pneu 50% mais durável em pista, com tecnologia das 24 Horas de Le Mans", compara.
É como se a banda de rodagem fosse dividida em cinco partes. Em quatro, o Super Sport traz composto semelhante ao do Pilot Sport 3.
No gomo externo (1/5), tem o "carbono preto", com maior resistência à rolagem e à temperatura -em curvas, o "ombro" sofre mais esforço.
No autódromo de Dubai, o Porsche Carrera S com o Super Sport mostrou escapada mais previsível que com o Continental Sport Contact 3 -tem ótima aderência, mas com respostas abruptas.
Para Michael Haupt, gerente de desenvolvimento da Porsche, uma das maiores inovações do Super Sport é a cinta de aço Twaron Belt.
Ela forra toda a banda de rodagem, mas com rebaixo no centro. "Acima de 200 km/h, o pneu tende a ficar ovalado no meio. O Twaron Belt minimiza a deformação e dá mais estabilidade", diz.
Pudera: a Porsche exige que o pneu cumpra 80 requisitos para ser homologado.

TESTE DA PORSCHE
Um deles é o "Porsche Fading Test" (teste de exaustão dos freios). Todos os Porsche (até o Cayenne) devem acelerar de zero a 80% da velocidade máxima (cerca de 230 km/h) e frear até parar por 20 vezes. Os freios não podem perder eficiência nem os pneus esquentarem demais.
No seco, o Super Sport freou um pouco melhor que o Pirelli P-Zero (22,4 m contra 24,6 m de 90 km/h a zero).


O jornalista viajou a convite da Michelin


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