São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINIVANS

Veículo se aproxima dos concorrentes, mas ainda perde para a Scénic

Picasso ganha 20 cv e sai da lanterna

Roberto Assunção/Folha Imagem
Com a mudança em seu motor, a potência da Citroën Xsara Picasso saltou de 118 cv para 138 cv


EDSON FRANCO
EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Passados três anos da sua chegada ao Brasil, a minivan Citroën Xsara Picasso passa a não ter só o design como principal arma para peitar as concorrentes Renault Scénic e Chevrolet Zafira. Agora, a potência do seu motor 2.0 saltou de 118 cv (cavalos) para 138 cv.
Como isso foi possível? Na verdade, os 20 cavalos já estavam lá, mas as porteiras foram abertas para eles apenas na última versão da minivan. Antes, o modelo produzido na França tinha apenas motores 1.6 e 1.8. Quando chegou a hora de cruzar o Atlântico, a Citroën brasileira convenceu a matriz de que o carro teria mais apelo por aqui com um propulsor 2.0.
Os franceses disseram "oui", mas, prevendo possíveis problemas com a suspensão e o sistema de freios, resolveram limitar a potência do carro. Pelo visto, nesses três anos, os atributos que motivaram a prudência dos europeus deixaram de existir.
Se ainda não foram suficientes para levar a minivan da Citroën ao topo quando o assunto é desempenho, pelo menos os 20 cavalos tiraram o carro da lanterna.
Os números do Instituto Mauá de Tecnologia mostram que a mais rápida entre as minivans 2.0 é a Scénic, que faz a prova de 0 a 100 km/h em 10,23 segundos. A diferença é que a Picasso deixou de ser a mais lerda e agora precisa de 10,87s para atingir a mesma velocidade, contra 11s da Zafira.
Na retomada mais comum na cidade (de 40 km/h a 80 km/h), a história se repete. A Scénic lidera com 7,02s, seguida pela Picasso com 7,93s e pela Zafira com 8,07s.
Os 20 cavalos a mais da minivan da Citroën são pouco ruidosos. Ela lidera o quesito silêncio. A 100 km/h, produz 67 decibéis, ante 73 da Zafira e 74 da Scénic.



Texto Anterior: Legislação: Projetos combatem a lei da selva no trânsito
Próximo Texto: Ficha técnica: Xsara Picasso 2.0
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.