São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MINIVANS Veículo se aproxima dos concorrentes, mas ainda perde para a Scénic Picasso ganha 20 cv e sai da lanterna
EDSON FRANCO EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO Passados três anos da sua chegada ao Brasil, a minivan Citroën Xsara Picasso passa a não ter só o design como principal arma para peitar as concorrentes Renault Scénic e Chevrolet Zafira. Agora, a potência do seu motor 2.0 saltou de 118 cv (cavalos) para 138 cv. Como isso foi possível? Na verdade, os 20 cavalos já estavam lá, mas as porteiras foram abertas para eles apenas na última versão da minivan. Antes, o modelo produzido na França tinha apenas motores 1.6 e 1.8. Quando chegou a hora de cruzar o Atlântico, a Citroën brasileira convenceu a matriz de que o carro teria mais apelo por aqui com um propulsor 2.0. Os franceses disseram "oui", mas, prevendo possíveis problemas com a suspensão e o sistema de freios, resolveram limitar a potência do carro. Pelo visto, nesses três anos, os atributos que motivaram a prudência dos europeus deixaram de existir. Se ainda não foram suficientes para levar a minivan da Citroën ao topo quando o assunto é desempenho, pelo menos os 20 cavalos tiraram o carro da lanterna. Os números do Instituto Mauá de Tecnologia mostram que a mais rápida entre as minivans 2.0 é a Scénic, que faz a prova de 0 a 100 km/h em 10,23 segundos. A diferença é que a Picasso deixou de ser a mais lerda e agora precisa de 10,87s para atingir a mesma velocidade, contra 11s da Zafira. Na retomada mais comum na cidade (de 40 km/h a 80 km/h), a história se repete. A Scénic lidera com 7,02s, seguida pela Picasso com 7,93s e pela Zafira com 8,07s. Os 20 cavalos a mais da minivan da Citroën são pouco ruidosos. Ela lidera o quesito silêncio. A 100 km/h, produz 67 decibéis, ante 73 da Zafira e 74 da Scénic. Texto Anterior: Legislação: Projetos combatem a lei da selva no trânsito Próximo Texto: Ficha técnica: Xsara Picasso 2.0 Índice |
|