São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007

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Renascidos das cinzas

Num segmento esquecido, Focus vira flexível e é mais ágil que Golf e seus ajustes estéticos

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde que o mercado foi invadido por sedãs, há um ano, nenhuma montadora investiu em hatchs médios. Volkswagen, Ford e Chevrolet, entretidos com seus Jetta, Fusion e Vectra, esqueceram-se de seus "veículos aspiracionais", que é como o marketing lida com o Golf, o Focus e o Astra.
Então, por que voltar a acreditar nos hatchs médios? Para a Ford e a Volkswagen, esse segmento representa um upgrade para os donos de compactos, que são 80% dos carros novos.
"Mesmo que tenham equipamentos semelhantes, o cliente já se sente melhor por comprar um carro um pouco maior", afirma Rodrigo Lourenço, gerente de produto da Ford.
Por acreditar nisso -e na escola New Edge, que dá formas ovaladas ao Focus e ao Ka-, a Ford não mexeu no desenho do carro. Novo mesmo só o motor 1.6 bicombustível -também usado no Fiesta e no EcoSport-, mas com até 113 cv (cavalos), em vez de 111 cv do compacto e do jipinho. Com gasolina, a potência é de 105 cv.
A Volks preferiu seguir o caminho contrário e manteve a mecânica, alterando apenas o exterior. Sob as chapas de aço com vincos, o Golf é exatamente o mesmo desde 1998.
Tanto é que a própria VW, em sua nova propaganda, não inventa qualidades, só relembra o que o Golf tem de melhor: a dirigibilidade.

Agilidade e preço
Ainda que a direção do Focus seja mais precisa, e o motor, mais potente -no Golf, são 101 cv com gasolina e 103 cv com álcool-, o Golf é melhor de guiar.
Nem mesmo a suspensão independente nas quatro rodas do Ford -o VW ainda usa o eixo de torção na traseira- evita rolagens excessivas de carroceria. O Golf é mais firme, estável e seguro.
O teste Folha-Mauá dá ligeira vantagem ao Focus. Nas provas de retomada e de consumo, ele praticamente empata com o Golf, mas o Ford, que teve a segunda marcha encurtada em 6%, arranca na frente. O Focus (com álcool) leva 11,65s para atingir 100 km/h, 2s a menos que o concorrente.
O Focus também se sai melhor quando o assunto é preço. Com valor de tabela a partir de R$ 43.490 (com ar-condicionado e direção hidráulica), ele pode ser encontrado com desconto de R$ 3.000 nas revendas.
O Golf 1.6 parte de R$ 48.990 e tem os mesmos equipamentos, além de sensor de obstáculos e rastreador de série.
De janeiro a março deste ano, o Focus foi o 32º carro mais vendido no Brasil, com 3.093 unidades emplacadas. O Golf, o 41º, não passou de 1.062 carros no mesmo período.
Juntos, venderam cerca de mil unidades a menos que o líder do segmento, o Chevrolet Astra. Vendido exclusivamente com motor 2.0, custa a partir de R$ 44.070 com duas portas.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092


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