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Renascidos das cinzas
Num segmento esquecido, Focus vira flexível e é mais ágil que Golf e seus ajustes estéticos
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
Desde que o mercado foi invadido por sedãs, há um ano,
nenhuma montadora investiu
em hatchs médios. Volkswagen, Ford e Chevrolet, entretidos com seus Jetta, Fusion e
Vectra, esqueceram-se de seus
"veículos aspiracionais", que é
como o marketing lida com o
Golf, o Focus e o Astra.
Então, por que voltar a acreditar nos hatchs médios? Para a
Ford e a Volkswagen, esse segmento representa um upgrade
para os donos de compactos,
que são 80% dos carros novos.
"Mesmo que tenham equipamentos semelhantes, o cliente
já se sente melhor por comprar
um carro um pouco maior",
afirma Rodrigo Lourenço, gerente de produto da Ford.
Por acreditar nisso -e na escola New Edge, que dá formas
ovaladas ao Focus e ao Ka-, a
Ford não mexeu no desenho do
carro. Novo mesmo só o motor
1.6 bicombustível -também
usado no Fiesta e no EcoSport-, mas com até 113 cv (cavalos), em vez de 111 cv do compacto e do jipinho. Com gasolina, a potência é de 105 cv.
A Volks preferiu seguir o caminho contrário e manteve a
mecânica, alterando apenas o
exterior. Sob as chapas de aço
com vincos, o Golf é exatamente o mesmo desde 1998.
Tanto é que a própria VW,
em sua nova propaganda, não
inventa qualidades, só relembra o que o Golf tem de melhor:
a dirigibilidade.
Agilidade e preço
Ainda que a direção do Focus
seja mais precisa, e o motor,
mais potente -no Golf, são 101
cv com gasolina e 103 cv com álcool-, o Golf é melhor de guiar.
Nem mesmo a suspensão independente nas quatro rodas
do Ford -o VW ainda usa o eixo de torção na traseira- evita
rolagens excessivas de carroceria. O Golf é mais firme, estável
e seguro.
O teste Folha-Mauá dá ligeira vantagem ao Focus. Nas provas de retomada e de consumo,
ele praticamente empata com o
Golf, mas o Ford, que teve a segunda marcha encurtada em
6%, arranca na frente. O Focus
(com álcool) leva 11,65s para
atingir 100 km/h, 2s a menos
que o concorrente.
O Focus também se sai melhor quando o assunto é preço.
Com valor de tabela a partir de
R$ 43.490 (com ar-condicionado e direção hidráulica), ele pode ser encontrado com desconto de R$ 3.000 nas revendas.
O Golf 1.6 parte de R$ 48.990
e tem os mesmos equipamentos, além de sensor de obstáculos e rastreador de série.
De janeiro a março deste
ano, o Focus foi o 32º carro
mais vendido no Brasil, com
3.093 unidades emplacadas. O
Golf, o 41º, não passou de 1.062
carros no mesmo período.
Juntos, venderam cerca de
mil unidades a menos que o líder do segmento, o Chevrolet
Astra. Vendido exclusivamente
com motor 2.0, custa a partir
de R$ 44.070 com duas portas.
Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092
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