São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007

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CS dá à BMW chance de ter sedã maior que Série 7

Conceito de modelo quatro portas apresentado no Salão de Xangai tem capô longo, faróis agressivos e "sex appeal", diz designer

DO "NEW YORK TIMES"

No Salão de Xangai, que terminou ontem, a BMW revelou o conceito CS. Além de assinalar a evolução de design da marca, sugere a possibilidade de um sedã maior e mais caro que qualquer modelo existente.
O CS, batizado com o nome de um veículo da década de 60, é mais comprido, largo e baixo que o atual topo de linha da BMW, o Série 7.
Pouco antes de partir para a China, Christopher Bangle, diretor de design do grupo BMW, disse por telefone que a escolha para ser a locação de um lançamento importante reflete o status mundial do Salão de Xangai.
A característica mais marcante do CS é o teto longo e baixo, que leva a comparações inevitáveis com os recentes "cupês de quatro portas" -especialmente o Mercedes-Benz CLS e o Aston Martin Rapide.
Mas o CS, Bangle insiste, não é nem curto nem longo. "Ele foi concebido holisticamente para ser um sedã de quatro portas", diz, usando um termo europeu para caracterizar que o carro tem proporções equilibradas.
O capô longo sugere um motor potente. A frente é agressiva, com um "olhar" intenso dos faróis. Grandes entradas de ar abaixo da grade parecem ligadas ao escapamento.
Outros detalhes são mais escondidos. Há, por exemplo, referência ao Z8 nos faróis. A área em torno da grade em forma de rim foi remodelada. Mas, de um modo geral, a agressividade supera a delicadeza.
Bangle reconhece que o desenho tem um lado romântico e sensual. "Ele não vai ganhar um concurso de ursos de pelúcia. Há linhas duras mas também "sex appeal". A agressividade não deve ser o único caminho para conduzir a força."


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