São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

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Peças & acessórios

Preço não interfere na popularização de vidros elétricos

Equipamento custa menos em lojas independentes, mas fábricas dizem que isso acaba com a garantia

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando os vidros elétricos chegaram aos carros "populares", no início dos anos 90, muitos consumidores torciam o nariz. Diziam que o vidro com acionamento manual era melhor porque, se um carro ao lado passasse por uma poça d'água, haveria tempo de fechar a janela sem se molhar.
Ou todo motorista desvia das poças ou os reclamões não se preocupam mais com os respingos. Atualmente, o equipamento está disponível para todos os automóveis à venda no Brasil, sem exceção. Nos modelos intermediários, costuma ser de série; nos de entrada, ainda é oferecido como opcional.
É aí que os lojistas faturam. O equipamento de fábrica ainda é caro, e muitos motoristas preferem pagar, fora da concessionária, cerca de um terço do preço por um kit não-original. Foi o que fez o professor de educação física Arthur Diniz, 23.
Ele equipou seu Volkswagen Gol 2002 por R$ 380, fora o valor do kit de trava elétrica e o alarme com acionamento a distância. "Coloquei o kit de vidros elétricos dianteiros sensorizado [levanta os vidros com apenas um toque]."
O mesmo aconteceu com o vendedor Reinaldo Vieira da Silva, 50, dono de um Volkswagen Fox 2007 "pelado". Ele gastou R$ 500, enquanto a Volkswagen cobra R$ 1.820, com alarme e retrovisor elétrico.
Segundo a Fiat, os vidros e as travas elétricos para o Palio ELX 1.0 duas portas sai por R$ 1.069. Para a versão Fire, custa R$ 1.217 e só vem de fábrica no pacote Celebration 4, que também traz limpador e lavador do vidro traseiro, apoios de cabeça atrás, alarme e quatro alto-falantes, entre outros.
O kit de vidros elétricos tem quase o mesmo valor para o Ford Fiesta zero-quilômetro. Custa R$ 1.150 (para as quatro portas) e pode vir equipado de fábrica ou ser instalado numa concessionária Ford. O valor cobrado será o mesmo se o motor for 1.0 ou 1.6.
Mesmo mais caro, a montadora afirma que cerca de 50% dos Fiesta que deixam a linha de montagem já têm os módulos dos vidros elétricos. Segundo a VW, 60% dos Fox têm o kit com vidros elétricos.

Garantia
As montadoras dizem que, se o cliente instala o acessório fora de uma revenda, perde a garantia dos componentes elétricos que interferem nos vidros.
Mauro Adriano, gerente da loja Art Som, que instala kits de vidros elétricos, conta que nunca viu um caso de cliente que perdeu a garantia de fábrica.
"O mesmo fornecedor que abastece as concessionárias fornece para os lojistas. Só não temos o logotipo da montadora, por isso é tão mais barato", afirma Adriano, que diz oferecer dois anos de garantia para os vidros com as máquinas de elevação, os acabamentos para as portas, a fiação completa e o módulo sensorizado.
Na loja, o kit instalado custa de R$ 350 a R$ 550 (para carros com duas portas) e de R$ 900 a R$ 1.600, para veículos com quatro portas. Em nenhum caso é preciso mexer na fiação original. (FABIANO SEVERO)


ONDE ENCONTRAR
Pósitron (www.positron.com.br; 0800-7751400)
Quantum (www.tecquantum.com.br; 0800-166206)
Eleva (www.elevavidroseletricos.com.br; 0/xx/11/5044-6200)




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