|
Próximo Texto | Índice
Tamanho faz de C4 o melhor anti-Civic
Citroën é maior que Peugeot e Renault; é acirrada briga por preço e desempenho
Renato Stockler/Folha Imagem
|
|
Mégane, 307 e C4 (da esq. para a dir.), cujo porta-malas é até 65 l maior que o dos rivais; Pallas já pode ser encomendado, mas só será entregue em setembro
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Ao fim da cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos hoje à tarde, o Brasil terá batido seu recorde de
medalhas. E, num espírito que
une as Américas, um brasileiro
e dois argentinos são convocados para frear os japoneses.
O Citroën C4 Pallas, o Renault Mégane Sedan e o Peugeot 307 Sedan compartilham
mais do que a origem francesa.
São derivados de um hatchback, usam motor 2.0 16V e
custam mais de R$ 60 mil.
O antídoto contra o Honda
Civic e companhia, na verdade,
é muito equilibrado.
A primeira prova é a do preço. A diferença não passa de R$
2.540. O mais barato é o 307, de
R$ 62.450; o mais caro, o C4,
que começa a ser entregue só
em setembro, mas que pode ser
encomendado por R$ 64.990.
O Mégane custa R$ 63.890.
O nível de equipamentos é
farto para os três. Todos têm
airbag duplo, freios com ABS
(antitravamento) e EBD (distribuição da frenagem), computador de bordo, rodas de liga
leve de aro 16 e trio elétrico.
Enquanto a Citroën e a Renault optaram por direção elétrica -e garantia de três anos-,
a Peugeot oferece a hidráulica.
O Mégane não tem acendimento automático dos faróis, mas
compensa sendo o único com
câmbio de seis marchas.
Os números levantados pela
Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia também são próximos. Na aceleração de 0 a 100 km/h, todos ficam na casa dos 10s. O 307 Sedan leva 10,22s, 0,16s a menos
que o C4 Pallas e 0,23s mais rápido que o Mégane.
Nas retomadas, os milésimos
de segundo também são o fiel
da balança. Em terceira marcha, o Peugeot requer 10,29s
para ir de 40 km/h a 100 km/h.
O tempo do Pallas é de 10,63s; o
do Mégane, de 10,95s.
Com 143 cv (cavalos), o 307
tem a mesma potência do C4,
com quem divide a plataforma
e a linha de montagem argentina -o paranaense Mégane tem
138 cv. Mas, se o Peugeot cruza
a linha de chegada antes em 13
das 16 provas de aceleração e
retomada, o Citroën leva a medalha de ouro na frenagem.
Vencedor em todas as baterias para estacionar, precisa de
um espaço 8,7 m mais curto que
o 307 e 2,7 m menor que o Mégane quando vêm a 100 km/h.
O Renault, por sua vez, sobe
mais alto no pódio no quesito
consumo. Em percurso urbano,
os três têm médias próximas,
mas, na estrada, ele consegue
rodar 1,1 km a mais que o 307
com o mesmo litro de gasolina.
Desempate
São dois os aspectos que desempatam uma disputa acirrada como esta. O primeiro não
sofre a interferência de juiz nenhum: é o design.
O outro não faz a alegria apenas de gente como Fabiana
Murer, que ganhou o ouro no
salto com vara. A fita métrica
dá vitória ao C4 Pallas.
Um dos principais referenciais de espaço interno, a distância entreeixos é de 2,71 m no
C4. O brasileiro oferece 2,69 m,
e o outro argentino, 2,61 m.
Com 4,77 m de comprimento
-29 cm a mais que o 307 e 27
cm maior que o Mégane-, o C4
Pallas tem o porta-malas mais
generoso. Cabem 520 l no bagageiro do Mégane e 515 l no do
307. O Pallas carrega 580 l -ou
mais medalhas de ouro.
Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Próximo Texto: Cartas Índice
|