São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

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Tamanho faz de C4 o melhor anti-Civic

Citroën é maior que Peugeot e Renault; é acirrada briga por preço e desempenho

Renato Stockler/Folha Imagem
Mégane, 307 e C4 (da esq. para a dir.), cujo porta-malas é até 65 l maior que o dos rivais; Pallas já pode ser encomendado, mas só será entregue em setembro

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Ao fim da cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos hoje à tarde, o Brasil terá batido seu recorde de medalhas. E, num espírito que une as Américas, um brasileiro e dois argentinos são convocados para frear os japoneses.
O Citroën C4 Pallas, o Renault Mégane Sedan e o Peugeot 307 Sedan compartilham mais do que a origem francesa. São derivados de um hatchback, usam motor 2.0 16V e custam mais de R$ 60 mil.
O antídoto contra o Honda Civic e companhia, na verdade, é muito equilibrado.
A primeira prova é a do preço. A diferença não passa de R$ 2.540. O mais barato é o 307, de R$ 62.450; o mais caro, o C4, que começa a ser entregue só em setembro, mas que pode ser encomendado por R$ 64.990. O Mégane custa R$ 63.890.
O nível de equipamentos é farto para os três. Todos têm airbag duplo, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da frenagem), computador de bordo, rodas de liga leve de aro 16 e trio elétrico.
Enquanto a Citroën e a Renault optaram por direção elétrica -e garantia de três anos-, a Peugeot oferece a hidráulica. O Mégane não tem acendimento automático dos faróis, mas compensa sendo o único com câmbio de seis marchas.
Os números levantados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia também são próximos. Na aceleração de 0 a 100 km/h, todos ficam na casa dos 10s. O 307 Sedan leva 10,22s, 0,16s a menos que o C4 Pallas e 0,23s mais rápido que o Mégane.
Nas retomadas, os milésimos de segundo também são o fiel da balança. Em terceira marcha, o Peugeot requer 10,29s para ir de 40 km/h a 100 km/h. O tempo do Pallas é de 10,63s; o do Mégane, de 10,95s.
Com 143 cv (cavalos), o 307 tem a mesma potência do C4, com quem divide a plataforma e a linha de montagem argentina -o paranaense Mégane tem 138 cv. Mas, se o Peugeot cruza a linha de chegada antes em 13 das 16 provas de aceleração e retomada, o Citroën leva a medalha de ouro na frenagem.
Vencedor em todas as baterias para estacionar, precisa de um espaço 8,7 m mais curto que o 307 e 2,7 m menor que o Mégane quando vêm a 100 km/h.
O Renault, por sua vez, sobe mais alto no pódio no quesito consumo. Em percurso urbano, os três têm médias próximas, mas, na estrada, ele consegue rodar 1,1 km a mais que o 307 com o mesmo litro de gasolina.

Desempate
São dois os aspectos que desempatam uma disputa acirrada como esta. O primeiro não sofre a interferência de juiz nenhum: é o design.
O outro não faz a alegria apenas de gente como Fabiana Murer, que ganhou o ouro no salto com vara. A fita métrica dá vitória ao C4 Pallas.
Um dos principais referenciais de espaço interno, a distância entreeixos é de 2,71 m no C4. O brasileiro oferece 2,69 m, e o outro argentino, 2,61 m.
Com 4,77 m de comprimento -29 cm a mais que o 307 e 27 cm maior que o Mégane-, o C4 Pallas tem o porta-malas mais generoso. Cabem 520 l no bagageiro do Mégane e 515 l no do 307. O Pallas carrega 580 l -ou mais medalhas de ouro.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br

0/xx/11/4239-3092



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