São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

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Cartas

Infiltração gera mau cheiro em Fox

"O motor do meu Fox ferveu 18 dias depois de retirá-lo da Toriba. Uma mangueira havia sido mal colocada na fábrica e se rompeu. Assim, toda a água do radiador se esvaiu, e o carro foi guinchado pelo Volkservice.
Meu Fox ficou 21 dias na concessionária por causa da falta de peça. Um mês depois, começou a infiltrar água, e qualquer chuva mais intensa fazia com que o carpete se molhasse inteiro. Voltei à Toriba, onde os técnicos não encontravam o local por onde entrava água. O carro já tinha perdido o cheiro de novo e possuía um odor característico de estragado. Entregaram-me o carro com a resposta de que o problema havia sido solucionado, mas precisou retornar, em março, novamente com infiltração.
Enfim, os meses de verão passaram, e o carro não apresentou mais problemas. Até que, em maio, a mangueira do radiador se rompeu de novo, e o carro precisou ser guinchado.
Para mim, basta: não quero mais esse carro e exijo uma solução melhor que a que a Toriba me oferece. Paguei R$ 35 mil, e me propuseram deixar o carro em consignação para que possam vendê-lo por R$ 30 mil. Aí eu teria de dar mais R$ 4.000 para comprar um novo."
Pryscilla Paiva (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Após as correções realizadas, o carro foi entregue à cliente em condições normais de uso." Réplica do leitor - "Não dá para aceitar. Comprei um carro novo, mas tenho de ficar com um que tem cheiro de velho."

Entrega da Honda
"Em 19 de março, fui à concessionária Daitan e fiz a reserva de um Fit, com promessa de entrega para 30 de abril. Já achei um prazo exagerado, porém não tive outra escolha. Ocorre que ainda não tive a oportunidade de usufruir o bem. A concessionária pediu para eu ter paciência e aguardar até meados de junho. Após muita insistência, a Honda disse que o pedido só foi feito em 15 de maio e que terei de aguardar mais dois meses."
Gilson Arantes Lima (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "A demanda aquecida por nossos produtos tem superado nossas expectativas e, por conseqüência, afetado nossa capacidade instalada de atendimento. Porém o veículo foi entregue ao cliente."

Consórcio da Honda
"Vi um anúncio do consórcio da Honda, e a vendedora da Japauto disse que, com um lance mínimo de R$ 2.650, eu seria contemplado. Ofertei R$ 3.000, mas o lance vencedor foi de R$ 4.000. Vendo que tal venda contradiz o anúncio, fui à revenda pedir minha saída do grupo. A supervisora se negou a protocolar meu pedido, dizendo que enviaria à Honda minha solicitação. Fui também ao Procon, e a Honda diz que não há pedido de desistência."
Adelson Nogueira da Silva (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "A Honda oferece às autorizadas conveniadas um programa de treinamento que visa a qualidade da venda e o conhecimento do produto. Com base na lei, não há a possibilidade de garantia de contemplação em determinada assembléia. O contrato foi cancelado no dia 26 de julho."

Promoção VW
"Na revisão de um ano do meu Gol, feita pela concessionária Apia, perguntei sobre a promoção veiculada no site da Volkswagen, que mencionava a gratuidade, nas seis primeiras revisões, de um litro de óleo. A revenda disse que a promoção não vale para meu Gol, que é 2006. Mas o site não diz quais os modelos contemplados nem o que a Volkswagen considera novo. Como faço para ter o óleo, pois já paguei os serviços prestados pela concessionária?"
Cléber Penteado (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O caso foi resolvido com o cliente."

Réplica do leitor - "A desculpa da revenda foi que a fábrica teria de dar o óleo, e não ela."

Entrega do Fiorino
"Comprei um Fiorino usado na Venice. O contrato diz que o carro seria entregue após cinco dias úteis e que a documentação seria transferida depois de 20 dias. Mas só o recebi depois de 21 dias e ainda estou sem os documentos, mesmo já tendo se passado 70 dias. Além disso, notei que houve repintura, que os pneus estão impróprios para o uso, as rodas, amassadas, e o extintor, vencido. O marcador de combustível não funciona."
Luiz Carlos de Paiva (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi reparado sem ônus e entregue em perfeitas condições. A documentação foi entregue."

Réplica do leitor - "Após vários dos problemas não serem reparados, decidi vender o carro."


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