|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Na prática, motor 1.0 consome como 1.4 e anda menos
Teste Folha-Mauá mostra que, carregado, propulsor com menos torque tem maior aumento no consumo
Motor 1.4 tem a melhor relação entre economia de combustível e desempenho em trechos urbano e rodoviário
DE SÃO PAULO
O carro "mil" é o mais econômico, certo? Errado. Quer
dizer, mais ou menos. É que,
em geral, o senso comum associa a baixa capacidade
cúbica do motor à economia
de combustível.
Faz sentido se você estiver
com o carro vazio, numa estrada plana, a 80 km/h e em
quinta marcha.
Se tiver de encher o carro
ou subir uma serra, o motor
1.0 precisa ser exigido demais (altas rotações) e deixa
de ser o rei da economia.
Nesse caso, o motor 1.4 é a
equação mais razoável entre
desempenho e baixo consumo de combustível.
"O motor 1.4 tem mais torque e precisa de menos energia para deslocar a mesma
massa", explica Ricardo
Bock, professor do curso de
engenharia automobilística
da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
Para tirar a prova, o teste
Folha-Mauá levou para a
pista dois Unos idênticos,
com motores Evo 1.0 e 1.4.
Até a cor, aquele "amarelo-Post-It", era igual.
Na estrada, com álcool e
apenas o motorista a bordo,
ambos têm consumos parecidos, em torno de 14 km/l.
Quando carregados com
280 kg de lastro, o do 1.0 cai
para 13 km/l, e o do 1.4, para
12,8 km/l. Empate técnico.
A diferença é que os 88 cv
e 12,5 kgfm de torque do 1.4
fazem toda a diferença nas
retomadas. Em provas de 60
km/h a 100 km/h, o Uno 1.0
perde quase 5s com o peso
extra. É a diferença entre fazer uma ultrapassagem segura e tomar um susto.
Na cidade, o "mil", de 75
cv e 9,9 kgfm, tem maior aumento de consumo de álcool
com o lastro. Vai de 10 km/l
(vazio) para 8 km/l.
Já o motor 1.4 vai de 8,9
km/l para 7,4 km/l.
Em outras palavras, se você puder, faça um esforço e
compre o carro "popular"
com motor 1.4. Motor 1.0 é
coisa do passado. Brasileiro,
diga-se.
(FABIANO SEVERO)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Carro 1.0 nunca foi tão caro, mas bate recorde de vendas Próximo Texto: Montadoras inventaram turbo, compressor, 16V e sexta marcha Índice
|