São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

SALÃO

Modelos da Bentley, Ferrari, Maserati, BMW, Audi, Alfa Romeo e Mercedes-Benz são as principais estrelas do evento

Paris se rende aos automóveis esportivos

France Presse
Apenas 4.000 unidades do Bentley Continental GT serão feitas por ano; cada um custa 150 mil euros


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

O Salão de Paris parece ter sido feito sob medida para quem gosta de veículos esportivos. A edição deste ano -que não ganhou nenhum tema especial para ser apenas um encontro entre o público e os carros- mostra mais de 80 lançamentos mundiais, alguns de marcas desconhecidas no Brasil.
Em sua 75ª edição, o evento tinha a abertura ao público prevista para ontem. E os franceses terão até o dia 13 de outubro para conferir alguns carros absolutamente inéditos e outros que já haviam sido lançados antes do salão.
Uma das poucas novidades que não haviam sido mostradas é o Bentley Continental GT, um cupê criado pelo projetista brasileiro Raul Pires. Serão produzidas apenas 4.000 unidades por ano, e cada uma custará 150 mil. Seu motor é um 6.0 W12 biturbo, que gera mais de 500 cv (cavalos).
Potência é o que não falta ao novo modelo da Ferrari, o Enzo. São 660 cv no propulsor 6.0, o que ajuda a levar o modelo a 100 km/h em impressionantes 3,65s.
Como as 349 unidades que seriam feitas já foram vendidas -a lista de compradores inclui Eric Clapton, Mike Tyson e Nicholas Cage-, a Ferrari anunciou que fará mais 50 carros. Mas eles também já têm proprietários.
Foi pensando em quem quer brincar de piloto que a Maserati criou o Trofeo, um carro de corrida de 413 cv que será vendido para os meros mortais. O carro é derivado do Coupé, e é a própria empresa que cuidará do veículo, como se cada cliente tivesse uma oficina particular.

De "popular" a 500 cv
Substituto do Z3, o roadster (conversível de dois lugares) Z4 foi o destaque da alemã BMW. Ele tem as características típicas de um modelo assim, como a frente bem mais comprida que a traseira e o banco baixo. Além disso, a montadora afirma que o teto desce em menos tempo que qualquer outro conversível.
A Audi completou a linha S, seu ramo "nervoso", com o S4. O sedã leva 5,6 segundos para chegar a 100 km/h, segundo dados fornecidos pelo fabricante.
Ainda pouco conhecido dos brasileiros, o Alfa Romeo 147 ganhou sua versão esportiva, a GTA. A intenção é oferecer um veículo para o dia-a-dia, mas que transmita esportividade.
Para comemorar os 30 anos da AMG, a Mercedes-Benz mostrou os novos motores dos Classes C, E, S e CL. O V8 do E 55 AMG e do CL 55 AMG têm 500 cv. Já o C 30 CDI AMG é o primeiro esportivo com motor a diesel.
Até mesmo os modelos mais simples parecem ter sido tomados pela onda esportiva. A cantora australiana Kylie Minogue tirou a lona que cobria o Ford Streetka, versão conversível do Ka, que agora será feito em série. A montadora também mostrou o Sportka e o Fiesta duas portas.
Em 2000, o Salão de Paris recebeu 1,43 milhão de visitantes e se tornou o maior do mundo. O tamanho -e a importância- da mostra francesa se torna maior quando comparado com alguns números do Salão de São Paulo.
No Anhembi, haverá modelos de 30 marcas. No Porte de Versailles, são mais de 50 estandes de fabricantes diferentes. A exibição parisiense dura três dias a mais que a paulistana.

Configuração
Um cupê ou uma picape? Um utilitário esportivo ou um legítimo esportivo com motor de 450 cv (cavalos)? Perguntas assim marcam alguns modelos exibidos no Salão de Paris.
O Citroën C3 -que será mostrado no Salão de São Paulo na primeira semana de outubro- perdeu a capota e ganhou sobrenome: agora é C3 Pluriel. Com teto, é um cupê comum, mas ele pode se transformar em um hatchback "panorâmico", em um conversível propriamente dito e até em uma picape, graças à modularidade dos bancos traseiros.
No caso do novo Renault Mégane, o porta-malas não é tão destacado no sedã, o que põe em xeque o real significado da configuração. É uma saliência pequena como no Vel Satis. O modelo também tem uma versão cupê.

José Augusto Amorim viajou a convite da Anfavea


Próximo Texto: Astra 2003 vem com mais duas portas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.