São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astra 2003 vem com mais duas portas

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA (SP)

Na contramão do mercado, o Chevrolet Astra era o único médio disponível apenas na versão duas portas. A General Motors corrigiu o "erro" de mercado na linha 2003 -agora, estima que a versão quatro portas responda por 35% das vendas do modelo, só perdendo para o sedã.
Além disso, o Astra ganhou novo desenho e uma versão esportiva. Frente e traseira foram remodeladas -atrás, um vinco passa a sensação de que o carro está amassado. Pára-choques, faróis, lanternas, capô e grade frontal (com uma barra cromada central, ela lembra a do monovolume Meriva) são inéditos.
Equipado com motor 2.0 16V, que desenvolve 136 cv (cavalos) de potência e 19,2 kgfm de torque (força), o Astra GSi tem spoilers, aerofólio e rodas de aro 16. Segundo números de fábrica, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos. A retomada de 80 a 120 km/h acontece em 12,3 segundos.
Sua velocidade máxima, ainda de acordo com os números do fabricante, é de 203 km/h. Mesmo assim, ele se mostrou bastante estável quando entra em curvas a alta velocidade. Seu consumo urbano fica na casa dos 9,8 km/l.
Mas esse motor existe apenas na versão esportiva. Os outros Astra têm um 2.0 de oito válvulas, e a potência cai para 116 cv. Há ainda o sedã 1.8 a álcool -a fábrica estuda se ele será vendido no varejo, já que hoje é destinado principalmente a frotistas e taxistas.

Série especial
O Astra reestilizado, que deve chegar às revendas no final deste mês, teve sua lista de opcionais aumentada: airbags (bolsas de ar que inflam em batidas) laterais, ar-condicionado eletrônico, controlador de velocidade e retrovisor com lentes azuis, que ajudam a diminuir o ofuscamento.
De série, oferece trio (vidros, travas e retrovisores) elétrico, coluna de direção regulável em altura e profundidade, regulagem elétrica da altura dos faróis e preparação para instalação de som.
Também acabam as séries especiais, como a Expression, que proporcionavam boa relação custo-benefício. Na prática, o modelo está mais barato na tabela, mas menos equipado.
A versão hatch de duas portas custa R$ 28.590, enquanto na linha 2002 sai por R$ 30.593. O preço sobe para R$ 29.990 com as quatro portas. Já o Astra GSi sai por R$ 35.990, e o Sedan, por R$ 31.550. (JAA)


Texto Anterior: Salão: Paris se rende aos automóveis esportivos
Próximo Texto: Salão de Paris: Fábricas "rasgam" manual de configuração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.