São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

CARTAS

Peugeot com alto consumo
"Há duas semanas, adquiri um Peugeot 206 1.0 16V. Ao calcular o consumo, percebi que ficou bem aquém do informado pela fábrica (11,8 km/l, em vez dos 14,7 km/l). Falei com uma revenda e soube que o consumo urbano médio é realmente de 11 km/l a 12 km/l e que os 14,7 km/l seriam obtidos na estrada. Entretanto, segundo teste da Folha, o carro faz 14,7 km/l na cidade e 16,0 km/l na estrada."
Patrícia Sartorelli (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot diz que entrou em contato com a cliente e sugeriu que ela levasse o carro a uma autorizada, mas que considera normal a média urbana. A montadora comenta que os consumos mencionados nas propagandas foram obtidos por meio de testes efetuados em laboratório fechado. Assim, o consumo pode chegar até a 14,7 km/l em área urbana e a 21,7 km/l nas estradas. A Peugeot informa ainda que o consumo depende de clima, equipamentos que consomem combustível, velocidade e troca de marcha. A medição é feita com o carro ao nível do mar e vento a favor. O consumo publicado pela Folha resulta de testes do Instituto Mauá de Tecnologia.

Preço de revisão do Polo
"Tenho um Polo Classic 99 e gastei, na Davox, R$ 2.735,52 em reparos (cerca de 16% do valor do carro). Do total, R$ 602 foi de mão-de-obra, R$ 613,10 da ponta de eixo, R$ 251,43 da resistência do ventilador, R$ 45,31 do aditivo, R$ 239,49 de extensão, R$ 148,40 do jogo de coifa e R$ 835,70 do ventilador do radiador. Como a VW está lançando o novo Polo, penso que seria honesto que os futuros compradores fossem alertados do altíssimo custo de manutenção desse veículo."
Francisco Alfredo Curcio (São Paulo, SP)

Resposta - A VW conta que distribui a lista de preços e cabe a cada revenda aplicá-la ou não.

Astra com vazamento
"Em outubro do ano passado, adquiri um Astra Milenium na concessionária Ver, hoje Anhembi. O veículo saiu com defeito de fábrica, pois logo nos primeiros quilômetros apresentou vazamento de óleo do câmbio. Ele foi levado à revenda seis vezes sem que o problema fosse solucionado. Em todas as oportunidades que o carro ficou parado, aluguei outro. Uma ação indenizatória condenou a GM a me ressarcir, mas a fábrica se opõe ao pagamento das despesas."
Ricardo Tadeu da Silva (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors afirma que o cliente acionou a montadora no Juizado Especial Cível, onde foi proferida a sentença.


Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. É obrigatório incluir nome, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Lançamento: Porta-malas é trunfo do Polo Sedan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.