São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

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LANÇAMENTO

Bem equipado, modelo deve chegar às lojas apenas em dezembro

Porta-malas é trunfo do Polo Sedan

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Durante o Salão de Paris, as atrações no estande da Volkswagen são o utilitário esportivo Touareg e a minivan Touran. Mas os brasileiros não podem reclamar: foi para o Salão de São Paulo que a montadora reservou a estréia mundial do Polo Sedan.
Com comprimento 28 cm maior que o da versão hatchback, o novo modelo leva até 435 litros. Assim, seu porta-malas é mais amplo até que o de carros maiores, como Honda Civic (402 l), mas perde para Renault Clio Sedan (510 l) e Fiat Siena (500 l).
A grande vantagem do Polo é quando a tampa é fechada. Não há aqueles "braços" que invadem o espaço das bagagens.
Com os mesmos motores de seu "irmão" -1.6, de 101 cv (cavalos), e 2.0, de 116 cv-, o sedã é apenas 22 kg mais pesado. Na prática, isso significa um desempenho quase igual. Segundo os números da fábrica, o hatch 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 11,4s. No caso do Polo Sedan, o tempo é de 11,5s.
Não mexer no motor também significa que ele continua barulhento. As relações de marcha ainda são curtas, e faz falta uma sexta, principalmente na estrada.
Internamente, o Polo ganhou um novo porta-objetos no console central. Os passageiros traseiros têm 15 mm a menos na altura. Na frente não há alterações, já que sedã e hatchback são iguais até o fim das portas dianteiras.
A nova versão do Polo, que deve responder por 45% das vendas da família, seria o herdeiro de Voyage, Logus e Polo Classic, que ainda não teve sua "morte" anunciada definitivamente. Ou seja, ele chega para assumir um espaço no qual a Volkswagen não atuava havia algum tempo.

Versões
Apesar de o preço ainda não estar definido, ele deve ser de aproximadamente R$ 30 mil, para a versão de entrada 1.6, e R$ 33 mil (2.0). O Polo Classic só teria chances reais de continuar sendo importado se custasse R$ 21 mil.
O Polo Sedan continua bem equipado desde o mais básico: tem ar-condicionado e direção eletridráulica de série. Mas ele ganhou uma nova versão de acabamento -serão apenas essas duas-, batizada de Highline. Nesse caso, o pacote inclui bancos de couro e rodas de liga leve.
Quem se animou, no entanto, terá de esperar. O Polo Sedan chega às revendas apenas no começo de dezembro. A expectativa é vender 2.500 unidades por mês.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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