São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

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LANÇAMENTO

Com design renovado e preço abaixo da concorrência, sedã e perua da Volvo oferecem mesma proteção do S80

S40 e V50 buscam segurança de primeira

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Volvo está lançando no país a nova geração do S40 e da V50, que desembarcam poucos meses depois de terem chegado a revendas européias e americanas.
Os dois chegam com muita tecnologia para ter o mesmo nível de segurança do topo de linha S80. A carroceria está 68% mais rígida, e a dianteira é feita com quatro tipos diferentes de aço -assim, os engenheiros conseguiram determinar a deformação em batidas.
Tem mais. Dentro do assento, há um tubo de aço que transfere a energia dos impactos laterais para uma caixa no centro do carro. Airbags maiores protegem quadril e tórax. O interior ficou mais largo, o que, além de oferecer mais conforto, torna o carro mais seguro.
Em situações de estresse, como cruzar grandes avenidas, um sistema atrasa as informações do computador de bordo e chamadas do celular, ainda não homologado para o Brasil. Para determinar se o motorista está tenso, o S40 e a V50 medem velocidade, acionamento de setas -que agora têm repetidores nos retrovisores- e a marcha, entre outros.
Internamente, os novos modelos da Volvo estão mais "clean". O console central tem apenas um centímetro de espessura, graças aos cabos de fibra ótica. Os botões mais usados são maiores, e agora há controles no volante.

Bagagem
O sedã está menor. O novo S40 fica 12 mm mais perto do chão que seu antecessor e está 48 mm mais curto, mas o entreeixos cresceu 78 mm. O porta-malas perdeu bastante área de carga. Sua capacidade caiu de 471 l para 404 l. Na perua, o compartimento pode levar quatro litros a mais.
Os modelos compartilham o motor 2.5 com turbo de baixa pressão. Agora são cinco cilindros em linha, mas o tamanho do propulsor está menor. O pé direito pode brincar com 220 cv (cavalos) e 22,4 kgfm de torque (força). Uma luz no painel reclama se o "coração" estiver sendo bombeado com gasolina de má qualidade.
Querendo fazer esquecer um pouco a idéia de segurança, a Volvo aposta no design e nos preços para vender 40 unidades de cada um dos modelos até o fim do ano. O S40 custará R$ 170 mil, enquanto a V50 sairá por R$ 176 mil.
São mais baratos que BMW 325i (R$ 195 mil), Mercedes-Benz C 320 (R$ 235,5 mil) e Audi A4 Avant (R$ 235,2 mil).
Outras novidades da empresa, mas no mercado externo, estão sendo mostradas no Salão de Birmingham (Inglaterra): o S60 reestilizado e mudanças na motorização do sedã, da V70 e da XC70.


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