São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

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HATCH

Modelo deixa de vir da França para ser feito em Buenos Aires, ganha opção de câmbio automático e preço cai até 7%

Agora argentino, 307 fica mais barato

DO ENVIADO ESPECIAL A BÚZIOS (RJ)

O Peugeot 307 mudou de nacionalidade. Ao deixar de ser importado da França para ser produzido na Argentina, o hatchback ficou até 7% mais barato, ganhou opção de câmbio automático e suas versões passam a ter a mesma nomenclatura das do 206.
Batizada de Presence, a versão de entrada custa R$ 43.950, contra os R$ 47.300 da Soleil. Não há mágica: não é preciso pagar o imposto de importação de 35%, e o 307 perdeu computador de bordo, toca-CDs e vidros "one touch". Porém continua vindo com ar-condicionado, freios ABS (antitravamento), airbag duplo e trava e vidros dianteiros elétricos.
O Presence Pack, de R$ 45.950, incorpora vidros traseiros elétricos e novas calotas. Os retrovisores, que aqui são elétricos, e as maçanetas são pintados na cor do veículo. Essas duas versões de acabamento são equipadas com motor 1.6, de 110 cv (cavalos) e 14,7 kgfm de torque (força), produzido em Porto Real (RJ).
O 307 argentino chega às concessionárias no dia 13. A expectativa da Peugeot é dobrar as vendas do modelo, ou seja, passar de 250 para 500 carros emplacados por mês. "Nosso desafio é transformar o potencial do veículo em vendas", diz o presidente da montadora, Bruno Grundeler.

Automático
O propulsor 2.0, com 138 cv e 19,4 kgfm, conta com um novo parceiro. A partir de agora, o 307 pode ser equipado com transmissão automática com opção de trocas manuais. Até então, entre os médios, só Audi A3 e Volkswagen Golf ofereciam essa opção.
A caixa é preparada para corrigir possíveis erros do motorista. O software impede que seja engatada uma marcha no giro inapropriado, aumentando também a vida útil do equipamento. Quem quiser dar folga ao pé esquerdo precisa pagar R$ 4.750 a mais.
O motor 2.0 -que deve representar metade das vendas- está disponível em duas versões: Feline (R$ 50.650) e Rallye, que custará R$ 51.750. O preço do Rallye francês era R$ 55 mil, no entanto o nível de equipamentos permanece o mesmo, o que inclui retrovisores rebatíveis eletricamente.
A Peugeot investiu 50 milhões na fábrica de Buenos Aires com a preocupação de manter a qualidade de seu hatchback. Além disso, deixou a suspensão mais macia e reduziu o nível de ruídos, duas reclamações constantes dos consumidores brasileiros. No total, foram melhorados 40 itens.
A 307 SW continuará sendo trazida da França e contará com a transmissão automática a partir de julho. Nesse modelo, deve ser a opção de 80% dos consumidores. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


José Augusto Amorim viajou a convite da Peugeot do Brasil


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