São Paulo, domingo, 30 de maio de 2010

Próximo Texto | Índice

1.000 km com um tanque

De São Paulo a Brasília, 5 "populares" tentam a façanha de percorrer mais de 20 km com 1 litro de gasolina; só um deles chega lá

João Brito/Folhapress
Na catedral de Brasília, posam (da esq. para a dir.) Clio, Gol, Uno, Fiesta e Celta

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A chegada do novo Uno deixa a disputa entre os carros "populares" tão acirrada quanto a briga política pela Presidência da República.
A Folha, em um teste exclusivo, reuniu os cinco principais "candidatos" com preços na faixa de R$ 28 mil.
Afinal, qual deles percorre, com apenas um tanque de gasolina, os 1.000 km que separam São Paulo de Brasília?
Além do Uno, Renault Clio, Chevrolet Celta, Ford Fiesta reestilizado e a nova versão Ecomotion do VW Gol aparecem para o desafio.
Para aferir o teste, o Instituto Mauá de Tecnologia calibra os pneus e esgota os tanques dos carros antes de reabastecê-los com gasolina comum numa única bomba.
Assim que a noite cai e o calor dá trégua, o comboio parte. Mas um longo congestionamento na rodovia dos Bandeirantes -em obras- derruba a velocidade média de 90 km/h para 5 km/h.
Isso poderia comprometer a autonomia dos carros com tanques menores, como Uno (48 litros) e Clio (50 litros).
Não deu outra. Mesmo com rodízio a cada 200 km de motoristas -com pesos e estilos de guiar diferentes-, eles só cruzam Ribeirão Preto (SP), Uberada (MG) e Uberlândia (MG).
Em Campo Alegre de Goiás (GO), o Uno é o primeiro a parar -após 830 km e 17,3 km/l.
O Clio enguiça dois quilômetros depois, e o consumo na estrada aponta 16,6 km/l.
O "beberrão" Celta, com 54 litros, mas média de "só" 16,2 km/l, arria em Cristalina (GO) e abre caminho para o "segundo turno" entre Gol e Fiesta, o maior da turma.
De manhã, já com o sol a pino e no extenso trecho de mão dupla da BR-050, em Catalão (GO), os caminhões reduzem o ritmo da viagem.
Os marcadores de combustível avisam. Mas Fiesta e Gol são teimosos -já atingem quase 18 km/l.
O Ford (54 litros) passa pela placa de Luziânia (GO), a 945 km de SP. O Gol, com 55 litros e pneus bem finos, está na cola dele. Mas só um chega lá...

FOLHA.com
Assista ao vídeo dos cinco "populares" tentando a sorte de São Paulo a Brasília
folha.com/1014822


Próximo Texto: Gol roda 1.119 km e é o único a chegar a Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.