São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hyundai oferece espaço e preço no Azera

Sedã, que será vendido no Brasil em outubro, tem oito airbags e é mais barato que rivais de Ford e Toyota

Divulgação
Com o motor V6 de 263 cv, modelo coreano chega a 100km/h em 6,1s; nos EUA custa R$ 55 mil


DO "NEW YORK TIMES"

Há 14 meses, a Hyundai reuniu revendedores, jornalistas e analistas de Wall Street para mostrar o Azera, seu "luxuoso de entrada". Ela deixou claro que queria atacar em novas classes, com modelos chiques.
O Azera prometia ser um sucesso, com um desenho atraente, uma cabine espaçosa, uma longa lista de equipamentos de segurança e um preço previsto para ser menor que o do Toyota Avalon. Aquilo era um protótipo, e o de série faz o motorista ver que ele é uma alternativa confiável. O preço é baixo em relação a outros sedãs.
Quem já comprou o carro -que começa a ser vendido no Brasil em outubro e pode ser visto em Campos do Jordão (SP) até amanhã- vê outras qualidades. Competindo com carros de todas as classes, o Azera ficou no topo de uma pesquisa de satisfação feita por uma consultoria.
Feito na Coréia sobre uma versão modificada da plataforma do Sonata, o Azera não quer fracassar. Para evitar um triste destino, aposta no espaço interior: de acordo com a Hyundai, seu habitáculo é maior que o do BMW Série 7 e o do Mercedes-Benz Classe S.

Rápido e seguro
Com motor 3.8 V6 (seis cilindros em "V") de 263 cavalos e transmissão automática de cinco velocidades com trocas manuais, ele vai de 0 a 100 km/h em 6,1s, segundo medições da revista "Car and Driver".
Na briga com os concorrentes, traz freios com ABS (antitravamento), controle de tração e de estabilidade e oito airbags. O Toyota Avalon cobra mais, e o Ford Five Hundred vende airbags laterais e controle de tração à parte.
A versão de entrada é bem-equipada por US$ 24.995 (R$ 55 mil), um bom negócio contra o Avalon, que parte de US$ 27.205 (R$ 60 mil). O Five Hundred, de US$ 23.395 (R$ 51 mil), é um rival mais difícil.
Por enquanto, os concorrentes da Hyundai podem respirar aliviados, pois o Azera não foi tão devastador quanto o esperado. Mas o alívio deve durar pouco. Os compradores parecem satisfeitos, e a história da Hyundai mostra que consertará os problemas do carro logo.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Tempo seco piora sujeira do carro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.