São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Tempo seco piora sujeira do carro

Limpeza de carroceria, carpete, estofamento, vidros e motor requer cuidados específicos

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Durante as épocas de pouca chuva, a sujeira impregna no carro. As borrachas ficam ressecadas, em especial as dos limpadores do pára-brisa. A solução é uma boa lavagem, que mantém o carro em ordem e com aparência de novo, mas que requer cuidados e profissionais especializados.
Além de lavar o exterior e aspirar o interior uma vez por semana, também é preciso lubrificar borrachas e partes plásticas, tirar manchas de tecidos e forrações, proteger a pintura e até limpar o motor que passou por uma estrada de terra.
A escolha da lavagem deve priorizar o estado do veículo: manchas na pintura, por exemplo, requerem um produto específico. Também há a lavagem a seco, que difere da convencional por economizar água.
Segundo Roberto Baralabre, da DryTech, a lavagem a seco usa produtos químicos que criam uma película aderente às partículas de sujeira. Essa camada é removida e jogada fora. "É aplicada uma camada de cera natural que dá brilho e conserva o serviço por um mês."
A Folha testou o serviço em um Fiat Palio que, há nove meses, só tinha contato com água da chuva. A transformação envolveu a higienização interna com limpeza de bancos, carpetes, laterais, porta-malas, painel, console e até cinto de segurança. A carroceria foi lavada e encerada, o que ajudou a disfarçar riscos na porta e um raspado no pára-choque. Vidros, pneus e motor foram limpos.
Segundo a Fiat, não é indicado jogar água sob pressão nos componentes eletrônicos nem usar produtos químicos derivados de petróleo. Outra dica é deixar o motor esfriar antes de usar água e, após a lavagem, não pulverizar nenhum tipo de fluído para não reter poeira.

Efeito psicológico
"Um carro conservado faz bem ao dono e é valorizado na revenda. Com o tempo, a sujeira impregna, causando até corrosão. Em partes metálicas, como o motor, nunca mais sai."
Também pode ter efeito terapêutico lavar o carro em casa, longe do sol e com xampu neutro e pano macio. Os mesmos cuidados valem para os lava- rápidos, cujas escovas, se sujas e gastas, riscam a lataria.
Segundo Wladimir Bordoni, da Limp Limp, encerar evita os danos de raios solares e poluição. "A cera deve ser aplicada por partes, evitando as áreas plásticas e as borrachas."
Como o polimento exige máquina própria, deve ser feito em local especializado. Já a cristalização inclui lustro, polimento e enceramento com teflon.


Texto Anterior: Hyundai oferece espaço e preço no Azera
Próximo Texto: Mecânica: Frio faz baterias trabalharem com mais força
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.