UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO CARRO

Especialistas dão dicas de segurança, ensinando detalhes como ajustar banco e retrovisores e o jeito certo de ultrapassar

Rua é sala de aula para aprender macetes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O jovem recém-habilitado encara um mundo estranho e hostil, cheio de malícia e segredos. E esses truques não são ensinados nas auto-escolas. Mesmo motoristas experientes podem se complicar na hora de fazer uma ultrapassagem, decidir quem tem prioridade num cruzamento ou simplesmente ajustar a posição do banco.
Para tanto, especialistas dão dicas que podem facilitar a adaptação para quem está chegando agora e até para os mais rodados, que, às vezes, fazem muita coisa errada sem saber.
O capitão da Polícia Militar Marcel Lacerda Soffner, 39, diretor-assistente da Divisão de Educação de Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, e Jeter Gomes, 45, superintendente do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), explicam como dirigir corretamente.

Ajuste por dentro
A primeira providência, antes mesmo de ligar o carro: acertar a posição de dirigir e os retrovisores. Colocar o banco muito para trás e ficar com os braços esticados para segurar o volante não é recomendável. Faça o ajuste de maneira que, ao pisar até o fundo no pedal da embreagem, a perna esquerda fique ligeiramente flexionada.
O encosto do banco, que protege a coluna num eventual acidente, deve ficar quase na vertical. Roberto Manzini, diretor do centro de pilotagem que leva o seu nome, afirma que o volante deve ser segurado na posição "9h15". Posicionado assim, ajuste o encosto e o banco de modo que o braço e o antebraço formem um ângulo de quase 90.
Antes de sair, fique certo de que o banco esteja bem fixo. Ainda parado, é preciso colocar o cinto de segurança -na posição certa e em todos os passageiros, inclusive nos de trás. O cinto precisa ficar posicionado na altura do tórax, nunca na do pescoço.
Já em marcha, dirija com as duas mãos no volante. Numa situação de emergência, você pode perder o controle do carro se não estiver dirigindo assim.

Ultrapassar pela esquerda
Ao entrar numa via expressa, não exagere na velocidade, mas também não vá muito devagar. Ultrapassagem só deve ser feita com segurança e pela esquerda. Sinalize sempre suas intenções, usando o pisca-pisca. Além disso, observe se o carro da frente e o de trás também não estão iniciando uma ultrapassagem.
Mantenha distância. Soffner ensina a regra dos dois segundos. Toma-se um ponto qualquer de referência. Quando o veículo da frente ultrapassar esse ponto, conte dois segundos. Mas atenção: contar 1 e 2 não equivale ao tempo exato. É preciso dizer, por exemplo, "Curitiba 1, Curitiba 2". Com chuva, dê quatro segundos.
Cuidado com alterações, como rebaixamento da suspensão. Isso pode interferir no equilíbrio e, em consequência, comprometer as condições de segurança do carro.
Por fim, Jeter Gomes lembra que álcool, drogas e volante são uma combinação explosiva e aponta que, às sextas-feiras e aos sábados, o índice de acidentes entre jovens aumenta muito por causa das festas a que eles vão. A recomendação é nunca beber antes de dirigir.
(WANDA MIRABILE)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Etiqueta evita veículos com tração "animal"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.