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peças & acessórios
Alarme não evita chave trancada
Sistema reativado automaticamente e desatenção do condutor o deixam "preso para fora"
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Para oferecer segurança e
praticidade, os alarmes incorporaram diversas funções, como trancar portas e fechar janelas. Uma pequena dose de
desatenção, porém, pode tornar o carro tão seguro que nem
o motorista conseguirá abri-lo
se, ao bater a porta, a chave ficar do lado de dentro.
O advogado Renato Machado, 32, escapou por pouco. Ele
deixou a chave no porta-malas
de seu Peugeot 206 enquanto o
descarregava. "Estava com
pressa e bati a porta sem pegar
[a chave], mas foi fácil acessar o
bagageiro por dentro, pois uma
das portas estava aberta."
"É um item de conforto abrir
a tampa do porta-malas sem
destrancar todo o veículo. Ao
fechá-la, o alarme é reativado
automaticamente. O usuário
deve tomar o cuidado de não
deixar a chave no interior",
esclarece Alexandre Navarro,
supervisor de engenharia
de desenvolvimento eletrônico
da Volkswagen.
O estudante Raphael Farias,
22, estacionou seu Volkswagen
Fox para conversar com os
amigos e acabou "preso do lado
de fora". "As portas estavam fechadas, mas destravadas. Um
amigo que ainda estava no banco traseiro resolveu descer,
mas abaixou o pino. Todas as
portas trancaram, e a chave estava no contato", conta ele, que
precisou chamar um chaveiro
-única solução possível diante
de um incidente desses.
"A chave estar no contato
não impede o travamento, uma
vez que podemos estar dentro
do veículo e manter as portas
fechadas. Abaixar o pino resultará no travamento central [caso haja trava elétrica], mas não
na ativação do alarme e, por
conseqüência, no fechamento
de todos os vidros", explica o
supervisor.
Separação
Nos alarmes em que o comando está em um controle separado, a dica é andar sempre
com ele e a chave juntos.
As versões em que o comando está integrado ao corpo da
chave diminuem surpresas desagradáveis. Ainda que possa
ser instalado depois, o sistema
é mais comum nos carros que
saem de fábrica com alarme e
trava elétrica, como o Honda
Civic. Segunda a montadora, "a
possibilidade de travamento
involuntário é remota".
A BMW e a Audi usam equipamento semelhante nos carros vendidos no Brasil. Em modelos como o Ford Fusion, onde há uma trava de combinação
numérica na parte externa da
porta, é possível fechar e abrir o
carro sem as chaves.
Sistemas comuns no mercado, como o Cyber FX, da Pósitron, são reativados automaticamente caso o alarme seja
desligado e o motorista não
entre no carro.
"O alarme só não é reativado
se a chave foi colocada no contato. Se o motorista esquecê-la
no banco, por exemplo, o carro
trancará", explica o técnico em
eletrônica Paulo Sérgio Rodrigues, da Auto Center Imigrantes.
(RICARDO RIBEIRO)
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