São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

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FRV exibe progresso chinês e o que precisa melhorar

Primeiro modelo Brilliance chega em setembro; preço começa em R$ 45 mil

Segundo importador, carro que será vendido no Brasil terá ajustes mecânicos e mudanças no acabamento

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS


O Brilliance FRV Cross chegou à garagem da Folha em um caminhão fechado.
Em poucos instantes, o hatch médio estava cercado de curiosos dispostos a decifrar os caracteres em mandarim na tampa traseira. "É um bom carro?", perguntou o manobrista. A resposta só veio após dez dias de testes.
As vendas começam em setembro. O Brilliance será importado oficialmente pela CN Auto, empresa que vende no Brasil as vans chinesas Hafei Towner e Jinbei Topic.
A versão Cross tem suspensão ligeiramente mais alta, adesivos e pintura bicolor. Os adereços prejudicaram o desenho bem resolvido do carro, obra do estúdio italiano de Giorgetto Giugiaro.

AJUSTES
O painel com apliques que imitam madeira e as forrações de couro preto e cinza não se entendem muito bem. Para compensar, os plásticos da cabine têm boa aparência.
O carro testado não passou por qualquer adaptação ao gosto do brasileiro. A CN Auto garante que o FRV que será vendido aqui terá diferenças de acabamento e diversos ajustes mecânicos.
As relações de marcha serão revistas, para aproveitar melhor o torque e a potência do motor 1.5 16V. Tal mudança deve melhorar o desempenho. O resultado obtido no teste Folha-Mauá foi tímido.
A posição de dirigir é boa, bem como o espaço interno. E, apesar de alguns ruídos na cabine, o isolamento acústico é satisfatório.
Já a suspensão carece de refinamento. No FRV, cada buraco parece mais profundo do que de fato é. Espera-se que a CN Auto faça um ajuste fino.
É um bom automóvel? Sim, mas há muito o que evoluir. Ainda mais pelo preço, estimado entre R$ 45 mil (FRV GL) e R$ 55 mil (versão Cross).
Após sucesso na China e revezes no mercado europeu, a marca Brilliance quer ganhar o mundo. Para tanto, precisa convencer os consumidores de suas qualidades. E bom preço sempre é um fortíssimo argumento.


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