São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

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Sandero automático não empolga, mas leva

Com preço atraente e bom espaço interno, Renault supera Fiat Punto Dualogic, que ainda sofre com "engasgos"

Câmbio da marca francesa não privilegia o desempenho, mas traz a suavidade que falta ao automatizado italiano

Eduardo Anizelli/Folhapress
Aparência de Sandero reestilizado (à dir.) melhorou; Punto tem linhas mais modernas

RICARDO RIBEIRO
DE SÃO PAULO

Há quem diga que câmbio automático é para quem não gosta de dirigir. Com um trânsito que mais para do que anda, porém, não se pode condenar quem abandona a embreagem em nome do conforto. E as opções aumentaram.
A mais recente é o Renault Sandero. Depois da reestilização, o hatch compacto (metido a médio) ganhou opção automática na versão Privilège.
O veículo, porém, demora para embalar e responde lentamente às investidas no pedal do acelerador.
Se o motorista insiste, a caixa reduz uma ou duas marchas e ele vai. Mas aí o giro do motor sobe, acompanhado pelo barulho que invade a cabine. O problema é que o câmbio tem apenas quatro velocidades e relações longas.
A versão automática tem motor 1.6 16V (112 cv), que nasceu para trabalhar em rotações elevadas. E, como o ajuste do câmbio não ajuda o motor a girar alto, o carro deixa a desejar nas retomadas.

BELEZA E TRANCOS
Nem por isso o Fiat Punto oferece o melhor dos mundos. O motor 1.6 16V (117 cv) também desanima em baixas rotações. Os solavancos do câmbio automatizado Dualogic impõem desconforto ao motorista -e impediram vantagem maior na pista.
Manobrá-lo é irritante. O carro responde com grosseria aos comandos do acelerador, dando trancos.
No quesito estilo, a vantagem é da Fiat. A reestilização melhorou o Sandero, mas o Punto de Giorgetto Giugiaro vai além. Ambos disfarçam o plástico no interior com partes em "black piano".
Com maior espaço interno, preço mais competitivo e, apesar de lento, um câmbio sem solavancos, o Sandero leva a melhor sobre o Punto.
O modelo Renault parte de R$ 43.990, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de som. O Punto Essence Dualogic traz o mesmo pacote, mas custa R$ 47.630. E os "engasgos" são itens de série.
Um Volkswagen Gol iMotion, em configuração semelhante, sai por R$ 46.150. Já o Palio Dualogic, com os mesmos equipamentos, não custa menos de R$ 46.698.

As montadoras cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/XX/11/4239-3092; www.maua.br




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