São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011 |
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Sandero automático não empolga, mas leva Com preço atraente e bom espaço interno, Renault supera Fiat Punto Dualogic, que ainda sofre com "engasgos" Câmbio da marca francesa não privilegia o desempenho, mas traz a suavidade que falta ao automatizado italiano
RICARDO RIBEIRO DE SÃO PAULO Há quem diga que câmbio automático é para quem não gosta de dirigir. Com um trânsito que mais para do que anda, porém, não se pode condenar quem abandona a embreagem em nome do conforto. E as opções aumentaram. A mais recente é o Renault Sandero. Depois da reestilização, o hatch compacto (metido a médio) ganhou opção automática na versão Privilège. O veículo, porém, demora para embalar e responde lentamente às investidas no pedal do acelerador. Se o motorista insiste, a caixa reduz uma ou duas marchas e ele vai. Mas aí o giro do motor sobe, acompanhado pelo barulho que invade a cabine. O problema é que o câmbio tem apenas quatro velocidades e relações longas. A versão automática tem motor 1.6 16V (112 cv), que nasceu para trabalhar em rotações elevadas. E, como o ajuste do câmbio não ajuda o motor a girar alto, o carro deixa a desejar nas retomadas. BELEZA E TRANCOS Nem por isso o Fiat Punto oferece o melhor dos mundos. O motor 1.6 16V (117 cv) também desanima em baixas rotações. Os solavancos do câmbio automatizado Dualogic impõem desconforto ao motorista -e impediram vantagem maior na pista. Manobrá-lo é irritante. O carro responde com grosseria aos comandos do acelerador, dando trancos. No quesito estilo, a vantagem é da Fiat. A reestilização melhorou o Sandero, mas o Punto de Giorgetto Giugiaro vai além. Ambos disfarçam o plástico no interior com partes em "black piano". Com maior espaço interno, preço mais competitivo e, apesar de lento, um câmbio sem solavancos, o Sandero leva a melhor sobre o Punto. O modelo Renault parte de R$ 43.990, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de som. O Punto Essence Dualogic traz o mesmo pacote, mas custa R$ 47.630. E os "engasgos" são itens de série. Um Volkswagen Gol iMotion, em configuração semelhante, sai por R$ 46.150. Já o Palio Dualogic, com os mesmos equipamentos, não custa menos de R$ 46.698. As montadoras cederam os carros para teste INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA 0/XX/11/4239-3092; www.maua.br Texto Anterior: FRV exibe progresso chinês e o que precisa melhorar Próximo Texto: Participação de automático cresce entre compactos Índice | Comunicar Erros |
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