São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

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Noble, o Smart chinês, chega em novembro

Modelo 'inspirado' no compacto produzido pela Mercedes custará a partir de R$ 30 mil

DE SÃO PAULO

Uma nova marca chinesa já tem data para desembarcar no Brasil. A Shuanghuan começa a vender seus modelos em novembro, em rede concessionária própria. O primeiro a chegar será o pequenino Noble, o Smart chinês.
A Folha apurou que haverá quatro versões disponíveis, com preços que variam de R$ 30 mil a R$ 37 mil. O desenho do compacto chinês copia as linhas do Smart, que é produzido pela Mercedes-Benz na França e custa a partir de R$ 49,9 mil no Brasil.
Algumas unidades do Noble já foram vistas pelas ruas do Rio de Janeiro e de São Paulo. São carros usados pelos empresários que irão representar a marca. O carrinho terá o sobrenome Nano no Brasil, para pegar carona na fama do "popular" indiano da Tata Motors.

MAIOR QUE O ORIGINAL
O compacto virá com motor 1.1 16V (64 cv), a gasolina. A versão mais completa terá airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 15 e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. Todas as versões do Noble trarão controle automático de estabilidade.
Os veículos já estão homologados, e em breve terá início a campanha de lançamento. Por enquanto, há apenas algumas informações disponíveis no site www.noblena nobrasil.com.br.
No vídeo de apresentação, o espaço interno é apresentado com destaque. O Noble Nano, que tem 3,01 metros de comprimento, não é um primor nesse quesito, mas é possível levar duas crianças no pequeno banco traseiro. Outra opção é rebatê-lo para acomodar alguma carga.
O Smart original (que é cerca de 50 cm menor que o Noble) tem apenas os assentos dianteiros e quase nada de espaço para bagagens. É essencialmente urbano, mas bastante divertido ao volante. Talvez seja essa a qualidade mais difícil de copiar.
A Folha apurou também que o utilitário esportivo Shuanghuan Sceo deverá chegar ao mercado brasileiro em 2012. O carro tem porte de Honda CR-V, visual "inspirado" no BMW X5 e motores Mitsubishi. (EDUARDO SODRÉ)


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