São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

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Sensores de ré exigem instalação cuidadosa

Motorista deve checar se acessório compromete a garantia do veículo

Equipamento que ajuda a estacionar teve seu preço médio reduzido pela metade nos últimos dois anos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os sensores de estacionamento, antes restritos a veículos de luxo ou importados, agora estão até em carros "populares". O equipamento é facilmente encontrado em lojas de acessórios, mas é preciso cuidado na escolha do produto e na instalação.
"Tenho notado um grande aumento nas vendas, instalo cerca de 25 kits de sensores por mês", conta Carlos Dias, proprietário da loja Fixa Som.
Um dos motivos do aumento da procura pelo acessório é a redução dos preços. Em 2009, o conjunto custava entre R$ 600 e R$ 700. Hoje, oficinas especializadas cobram cerca de R$ 300 pelos sensores, com serviço de instalação incluído no valor.
O funcionamento é simples: os sensores emitem uma frequência sonora (inaudível ao ouvido humano) que reflete no objeto mais próximo e depois retorna para o sensor.
Quanto mais perto o carro estiver do objeto, menor será o intervalo de tempo dessa operação. Quando o sistema emitir um sinal sonoro ou luminoso ininterrupto, significa que o veículo estará muito próximo do obstáculo.

ULTRASSOM
Há dois tipos de sensores de estacionamento no mercado. O mais comum funciona por meio de ultrassom.
É mais barato e opera em qualquer modelo de veículo, porém sua instalação é mais complicada. É necessário perfurar o para-choque para colocar os sensores.
"Se a instalação for mal feita, poderão ocorrer problemas como furação errada, danos à parte elétrica do automóvel ou arranhões no para-choque", conta Dias.
Outra opção é o sensor eletromagnético, que só precisa ser colocado na parte interna do para-choque, sem qualquer tipo de perfuração.
Contudo, esse equipamento tem custo cerca de 20% mais elevado e só funciona em automóveis equipados com para-choque de plástico.(IGOR NISHIKIORI)


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