São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De olho nos chineses

Salão de São Paulo, que termina no próximo domingo, nunca teve tantas marcas da China, que enfrentarão concorrência de compactos baratos de GM, Nissan, Renault, Toyota e VW

João Brito/Folhapress
Visitante espia os detalhes do Nissan March

DE SÃO PAULO

Não há como circular pelos corredores do Anhembi sem ver um carro chinês. Até o 408, atração da Peugeot, foi visto primeiro na China.
É o país que mais tem marcas (nove) no Salão do Automóvel, superando qualquer outro país com tradição automotiva. O motivo? Preço, equipamentos e, às vezes, design quase "original".
Tão "original" quanto o ator Rogério Godoy, sósia do Mr. Bean. O ator faz piada ao lado do Lifan 320, um "sósia" do Mini, que custa o triplo.
No estande ao lado, executivos da Mini não dão muitas risadas. Preferem se concentrar no Countryman, outra livre interpretação do Cooper.
"Original" também é o Chery QQ, cópia do antigo Spark. Em fevereiro, será o mais barato do Brasil, com motor 1.1 e preço de R$ 22,9 mil (R$ 900 a menos que o Mille). Em 2013, a nova fábrica da Chery em Jacareí (SP) vai montar o S18 1.0 "flex", compacto acima do QQ.
Um ano antes chega o JAC J2, outro chinês ambicioso. Até lá, as montadoras não chinesas lançarão carros no segmento de entrada.
A Nissan será a primeira, com o March. O compacto global será feito no México com motores 1.0 e 1.6 flexíveis e importado para o Brasil em março. Sem taxa de importação, custará R$ 28 mil.
O grupo Renault-Nissan quer chegar a 10% de participação em três anos.

"BRASILEIRAS"
"Para isso, vamos fazer uma reestilização do Clio a partir do ano que vem", afirma Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault. O preço deverá ficar em R$ 24 mil.
Será a faixa de preço do futuro carro de entrada da Volkswagen. O presidente Thomas Schmall revelou que fará um "popular" abaixo do Gol. Será um projeto global inspirado no UP! (carro-conceito com motor e tração traseiros, à la Fusca), para 2014.
A Toyota também quer uma fatia desse bolo. "Vamos lançar o nosso compacto no segundo semestre de 2012", afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota.
Para muitos, o Etios estaria no salão. "Ainda é cedo. O carro não está totalmente finalizado", diz. Está, sim, ao menos no vídeo de divulgação da fábrica de Sorocaba (SP), de onde partirá para competir com Gol e Palio.
A GM também escondeu seu compacto. O Aveo RS, ainda um conceito, por dias ficou guardado no fundo do estande. "Demos destaque para o Camaro", justificou Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul. (FABIANO SEVERO e ROSANGELA DE MOURA)

SALÃO DE SÃO PAULO 2010
Pavilhão do Anhembi; av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana (zona norte); até 6/11, das 13h às 22h, e dia 7, das 11h às 19h; entrada R$ 40 (adulto) e R$ 30 (criança); estacionamento R$ 25 (carros); www.salaodoautomovel.com.br

FOLHA.com
Assista aos vídeos do Salão de São Paulo
folha.com/vi821660


Próximo Texto: Das 98 estreias, só Fiat Bravo é nacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.