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De olho nos chineses
Salão de São Paulo, que termina no próximo domingo, nunca teve tantas marcas da China, que enfrentarão concorrência de compactos baratos de GM, Nissan, Renault, Toyota e VW
João Brito/Folhapress
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Visitante espia os detalhes do Nissan March
DE SÃO PAULO
Não há como circular pelos corredores do Anhembi
sem ver um carro chinês. Até
o 408, atração da Peugeot,
foi visto primeiro na China.
É o país que mais tem marcas (nove) no Salão do Automóvel, superando qualquer
outro país com tradição automotiva. O motivo? Preço,
equipamentos e, às vezes,
design quase "original".
Tão "original" quanto o
ator Rogério Godoy, sósia do
Mr. Bean. O ator faz piada ao
lado do Lifan 320, um "sósia"
do Mini, que custa o triplo.
No estande ao lado, executivos da Mini não dão muitas
risadas. Preferem se concentrar no Countryman, outra livre interpretação do Cooper.
"Original" também é o
Chery QQ, cópia do antigo
Spark. Em fevereiro, será o
mais barato do Brasil, com
motor 1.1 e preço de R$ 22,9
mil (R$ 900 a menos que o
Mille). Em 2013, a nova fábrica da Chery em Jacareí (SP)
vai montar o S18 1.0 "flex",
compacto acima do QQ.
Um ano antes chega o JAC
J2, outro chinês ambicioso.
Até lá, as montadoras não
chinesas lançarão carros no
segmento de entrada.
A Nissan será a primeira,
com o March. O compacto
global será feito no México
com motores 1.0 e 1.6 flexíveis e importado para o Brasil
em março. Sem taxa de importação, custará R$ 28 mil.
O grupo Renault-Nissan
quer chegar a 10% de participação em três anos.
"BRASILEIRAS"
"Para isso, vamos fazer
uma reestilização do Clio a
partir do ano que vem", afirma Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault. O preço
deverá ficar em R$ 24 mil.
Será a faixa de preço do futuro carro de entrada da
Volkswagen. O presidente
Thomas Schmall revelou que
fará um "popular" abaixo do
Gol. Será um projeto global
inspirado no UP! (carro-conceito com motor e tração traseiros, à la Fusca), para 2014.
A Toyota também quer
uma fatia desse bolo. "Vamos lançar o nosso compacto
no segundo semestre de
2012", afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente
sênior da Toyota.
Para muitos, o Etios estaria no salão. "Ainda é cedo. O
carro não está totalmente finalizado", diz. Está, sim, ao
menos no vídeo de divulgação da fábrica de Sorocaba
(SP), de onde partirá para
competir com Gol e Palio.
A GM também escondeu
seu compacto. O Aveo RS,
ainda um conceito, por dias
ficou guardado no fundo do
estande. "Demos destaque
para o Camaro", justificou
Jaime Ardila, presidente da
GM América do Sul.
(FABIANO SEVERO e ROSANGELA DE MOURA)
SALÃO DE SÃO PAULO 2010
Pavilhão do Anhembi; av. Olavo
Fontoura, 1.209, Santana (zona
norte); até 6/11, das 13h às 22h, e
dia 7, das 11h às 19h; entrada
R$ 40 (adulto) e R$ 30 (criança);
estacionamento R$ 25 (carros);
www.salaodoautomovel.com.br
FOLHA.com
Assista aos vídeos do
Salão de São Paulo
folha.com/vi821660
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