|
Texto Anterior | Índice
GÔNDOLA [conheça melhor tudo que chega aos supermercados]
Longa vida para o vinho
Embalagem em caixa para a bebida promete conservá-la por até um mês
DA REPORTAGEM LOCAL
Em vez de garrafa de vidro e
rolha, o vinho sai direto da caixa por meio de uma torneirinha. A embalagem "bag-in-box" (saco dentro da caixa) é
uma espécie de caixa longa-vida diferente. O líquido fica em
um saco especial, e este fica
dentro de uma caixa de papelão. Há embalagens com capacidade de dois a cinco litros. Para beber, é só abrir a válvula,
que deixa o vinho sair e não
permite que o ar entre.
Neste mês, foram lançados
no Brasil rótulos australianos
(a Austrália é o país onde essa
embalagem foi inventada) como o Banrock Station. Até o fim
deste ano, devem chegar vinhos
italianos e espanhóis, todos importados pela Wine Society.
No fim do ano passado, a vinícola Casa Valduga lançou sua
linha Arte embalada na caixinha. A empresa gaúcha já tinha
outros rótulos no formato. Em
2005, foi a primeira marca brasileira a vender em bag-in-box.
As vantagens para o consumidor são muitas. Os fabricantes prometem que o vinho pode
durar cerca de um mês fora da
geladeira, sem perder suas características aromáticas. O preço pode ser até 40% menor na
caixa do que na garrafa, ainda
que o rótulo seja o mesmo, porque o volume vendido é maior e
o gasto de transporte é menor
do que o das garrafas de vidro.
Além disso, não é preciso colar
rótulos nem usar rolhas. "Ecologicamente, o bônus também
é grande, porque gasta menos
combustível no transporte",
diz a enóloga e proprietária da
escola Ciclo das Vinhas, Alexandra Corvo.
A embalagem prática só não é
recomendada para os chamados vinhos de guarda, que têm
potencial para se desenvolver
com o tempo. "O bag-in-box é
bom para vinhos jovens, de
consumo imediato, que não ganham nada com o envelhecimento", diz Alexandra.
O maior obstáculo à disseminação do vinho em caixa é o formalismo geralmente associado
ao consumo da bebida, segundo
Alexandra. "É uma chatice, todo mundo acha que tem que ter
uma frescura. Vinho é para pôr
no copo e beber. Não é a embalagem que vai tirar a função."
Há também um certo receio
das vinícolas em transpor seus
rótulos para a caixinha. Quando a Casa Valduga iniciou a produção em bag-in-box, em 2005,
criou uma nova marca, a Alto
Vale, para não associar seus vinhos mais caros à nova embalagem. "O temor era acharem que
era vinho de baixa qualidade, tipo garrafão", diz Fabiano Olbrisch, gerente de marketing da
vinícola gaúcha. Quando decidiu lançar um rótulo na caixinha, a empresa escolheu uma
linha básica, a Arte, que tem em
seu conteúdo 27% do vinho top
da marca.
(DÉBORA MISMETTI)
ONDE ENCONTRAR
Aurora
SAC 0800-701-4555
Casa Valduga
tel. (11) 5044-7000, São Paulo
Wine Society
tel. (11) 2539-2920, São Paulo
Texto Anterior: Crítica de loja [questão de gosto e opinião]: Nem sempre o que é natural é melhor Índice
|