São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAGAGEM [compras mundo afora]

MUITO ALÉM DO "FISH AND CHIPS"

Quem viaja para Londres merece experimentar os sabores marcantes desta culinária desenvolvida por um israelense e um palestino; eles estão fazendo o maior sucesso com sua rede de comida refi nada e inspirada em receitas da infância vivida em Jerusalém

MANUELA MINNS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É difícil passar pela vitrine do café/restaurante/brasserie Ottolenghi e não dar uma paradinha. Irresistíveis brownies, suspiros gigantes e cupcakes ficam lado a lado com frutas e verduras, como numa feira de rua do Mediterrâneo. As cores vibrantes e as texturas saltam aos olhos. A boca saliva e quando a gente se dá conta, já está lá dentro fazendo a lista das indulgências. Ottolenghi é uma opção que foge dos "fish and chips" e kebabs espalhados por Londres. Dá para comer lá mesmo ou comprar "take away" para comer na rua.
Criado pelo israelense Yotam Ottolenghi e pelo palestino Sami Tamimi, esse "estabelecimento" é difícil de definir. "Não dá para colocar um selo de região de origem na comida, mas dá para dizer que tem o sabor da nossa infância em Jerusalém. É de gosto forte, com muito suco de limão, alho, cebola, menta", conta Yotam.
Depois de darem duro em restaurantes e padarias chiques de Londres e de terem seus destinos cruzados em uma cidade tão diferente e tão longe de casa, Yotam e Sami juntaram as panelas e abriram o primeiro Ottolenghi, em uma rua tranqüila de Notting Hill, bairro da região oeste da capital. O designer e também sócio Alex Meitlis insistiu em um ambiente totalmente branco, onde a estrela é a comida.
Um dos best-sellers é o brócolis com chilli, alho e rodelas de limão. Essa receita tem história. Sami criou-a quando trabalhava no famoso restaurante Lilith, em Tel Aviv. A receita viajou com ele até o Baker and Spice, em Londres, onde é um dos pratos mais pedidos até hoje, e de lá para o Ottolenghi. As berinjelas também são populares, sejam grelhadas com açafrão e iogurte ou marinadas com tahini e orégano.
A comida do almoço para viagem se paga por quilo. Você escolhe o tamanho da caixa, diz o que quer, e a garçonete vai colocando tudo lá dentro. Depois pesa, faz uma média de preço e paga. Uma caixa pequena sai por menos de sete libras. A maior custa pouco mais de dez libras, dependo do quanto de comida e de carne você coloca.
Num capítulo à parte estão os doces. Os merengues gigantes são incríveis, uma das marcas registradas da casa. Dá para vê-los de longe. As minitortas de maracujá com sementes no topo têm fãs incondicionais e custam 2 libras. Já os chocólatras correm o risco de se perderem para sempre no brownie criado por Yotam quando era pasteleiro chefe no Lauceston Place, na capital inglesa. Diferente dos brownies comuns, esse é extremamente molhado, bem untuoso, com castanhas enormes. Custa 2,30 libras.

Comprinha
Para levar na mala, valem as geléias de sabores variados, como a de baunilha com limão, por 3,50 libras. Ou o vidro de azeite, vendido ali a 12 libras, entre outras delícias orgânicas saídas do Mediterrâneo.
Mas os preços não são baixos.
"Nossos clientes são pessoas viajadas, que não têm medo de experimentar sabores novos e não se incomodam de pagar por uma comida especial, bem apresentada, que não é feita em larga escala", diz Yotam. Yotam e Sami lançaram o livro "Ottolenghi: The Cookbook", com 140 receitas que cobrem desde carnes e peixes, pratos principais e verduras até pães e sobremesas. São fáceis de fazer, mas nem por isso triviais. A exigência com a apresentação dos alimentos nos restaurantes se estende para o livro, que vem com capa dura, um histórico de cada autor, lista dos ingredientes e utensílios que não podem faltar na cozinha. A Livraria Cultura vende o livro por encomenda por R$ 96,50 (www.livrariacultura.com.br).


ONDE ENCONTRAR
Ottolenghi
63, Ledbury Road, Londres, W11 2AD, tel. (44020) 7727-1121, www.ottolenghi.co.uk


Texto Anterior: Primavera: Beleza baratinha
Próximo Texto: Pare e compare: Preço não é diferencial do novo Wal-Mart on-line
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.