São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

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PARE E COMPARE

PREÇO NÃO É DIFERENCIAL DO NOVO WAL-MART ON-LINE

Varejista estréia vendas na rede com recursos de web 2.0, mas não tem os valores mais em conta do setor

DA REPORTAGEM LOCAL

Preço baixo não é o forte do novo site de comércio eletrônico do Wal-Mart. A varejista americana começou a vender pela internet nesta semana, 13 anos depois da abertura da primeira loja física no Brasil. Numa comparação de cinco produtos em destaque, nas categorias beleza, informática, "games", eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o site do Wal-Mart não apresentou o menor preço à vista em nenhum dos itens, em relação a Extra, Americanas, Magazine Luiza e Fast Shop.
Mas há algumas pechinchas. Entre as ofertas na página principal do site, o Wal-Mart tem o melhor preço na TV Philips Full HD de 42 polegadas, vendida a R$ 2.799, R$ 90 menos que no Magazine Luiza on-line.
A seção de adegas climatizadas tem o modelo mais em conta para 28 garrafas, por R$ 399. Na loja virtual do Extra, a similar custa R$ 429.
A maior inovação do Wal-Mart são os recursos de web 2.0, que formam conteúdo a partir dos cliques dos consumidores. Ao selecionar um produto, o site indica a porcentagem dos que compraram aquele item. Também diz quais outros produtos os clientes viram e quais palavras-chaves foram associadas a ele. O consumidor também pode fazer uma página pessoal, uma espécie de Orkut, com datas de aniversário e interesses que geram sugestões de compra. Mas há falhas de navegação. A identificação dos produtos não exibe, em muitos casos, o número do modelo, o que dificulta a comparação de preços. O site também não mostra a tabela com juros embutidos em compras parceladas, como faz a Fast Shop.(DÉBORA MISMETTI)


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