|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Bagagem (compras mundo afora)
Saem os açougues, entram as grifes
Estilistas como McQueen e Miele adotam a 14th Street, no Meatpacking District, o novo bairro hype de Nova York
ALCINO LEITE NETO
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK
Brasileiros endinheirados adoram fazer
compras em Nova York, mas é raro vê-los
circular pelo quarteirão da 14th Street que
fica entre a Nona e a Décima Avenida, no
Meatpacking District. Pois deveriam. Ali
fica atualmente um dos pontos mais badalados pelos fashionistas nova-iorquinos.
Só para se ter uma idéia, estão instaladas
no local as lojas dos estilistas britânicos
Alexander McQueen e Stella McCartney, a
Black Label Store da Puma, a La Perla, a
multimarcas hype Jeffrey e as0flagships
da americana Diane von Furstenberg e do
brasileiro Carlos Miele.
A loja de Miele foi das primeiras a abrirem na rua, em 2003. O projeto do arquiteto Rani Rashid ganhou vários prêmios, e é
de longe o mais inovador do local.
A loja de Diane von Furstenberg é a mais
recente, e ocupa a esquina da 14th com a
Washington Street. Segundo a consultora
de moda Gloria Kalil, amiga de Diane, é lá
mesmo, no topo do edifício, que a estilista
vai morar, numa casa de vidro.
Até os anos 80, o Meatpacking District,
como diz o próprio nome, era a região de
matadouros e de depósitos de carne de Nova York. No início dos 90, o bairro foi reurbanizado, e começaram a aparecer as primeiras lojas chiques, os restaurantes modernosos, os hotéis finos e os novos prédios de apartamento. Antes, morar por ali
era uma condenação. Hoje, é um luxo.
"Abri a loja na mesma época que o
McQueen e a Stella McCartney. A rua só tinha açougue e matadouro, além de putas,
travestis e algumas galerias de arte. O cheiro de carne dominava o local", conta Miele,
que se encantou tanto pelo lugar que comprou um apartamento perto da sua loja.
Ele se decidiu pelo Meatpacking há quatro anos, porque o aluguel era barato e os
espaços, generosos. Hoje, um ponto ali
custa quatro vezes mais caro que no Soho.
"Em 2003, quase não tinha clientes.
Eram pessoas muito especiais que iam até
lá", diz o estilista. Pudera. Entre uma loja e
outra, você poderia se deparar com um
quarto de boi passando na sua frente.
O movimento agora é mais sofisticado,
apesar de a 14th ainda ser uma rua "in progress". Quem passa por lá se depara com
caminhões e canteiros de obras, como o do
número 459, onde será criado o Milk at
High Line, espaço de 40 mil m2 para lojas.
Mas a principal surpresa está por vir. É a
megaloja que a Apple vai construir, levando a 14th a abandonar definitivamente o
mundo sanguinolento das carnes e a entrar para o reino das virtualidades.
Texto Anterior: Como diferenciar bijuteria e jóia Próximo Texto: Brasileira faz roupa sob medida Índice
|