São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéias recicladas (consumo comprometido com o futuro)

A madeira certa na prova dos 9

Tudo o que você deve saber sobre os certificados que garantem a origem dessa matéria-prima cara e rara

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Para que serve o certificado da madeira? Para o consumidor saber que a empresa que trabalha com a matéria-prima respeita aspectos ambientais, econômicos e sociais definidos pela ONG internacional FSC (Conselho de Manejo Florestal) ou o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). Ambos defendem a manutenção da biodiversidade e do bem-estar de trabalhadores e comunidades locais.

A madeira certificada é melhor? Nem melhor nem pior. O certificado não é um selo de qualidade, mas de origem. Um móvel de madeira certificada é igual a um equivalente sem o selo. A diferença é na extração e no percurso da madeira. "Após a extração responsável, a floresta continua de pé", diz Marisa Simões, 37, do Grupo de Compradores de Produtos Florestais Certificados. No móvel com certificado, a madeira é legal e a extração segue critérios. A madeira não-certificada pode ser legal ou ilegal e não há garantias sobre a extração.

Como reconhecer o produto? A única certeza é o selo.

Madeira certificada é mais cara? Em geral, sim. Há custos que a madeira não-certificada não tem. Ana Yang,diretora da FSC Brasil, diz que o principal deles é o custo normal de se respeitar a lei: a mão-de-obra é registrada, é feito um plano de manejo, auditorias etc. "Não é que é mais caro, é o outro modo que falseia o preço, esse, sim, infinitamente mais caro", afirma Gustavo Kuster, 38, gerente de regulamentação do Inmetro. O preço para o consumidor final é de 20% a 30% mais caro.

Como saber quais as lojas e empresas que são certificadas? Nos sites da FSC e do Inmetro tem a lista das empresas.


www.fsc.org.br
www.inmetro.gov.br


Texto Anterior: Batendo perna: Móvel assinado à altura do bolso
Próximo Texto: Dúvidas éticas: Como vou embalar o lixo agora, sem as sacolas de supermercado?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.