São Paulo, sábado, 07 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA[questão de gosto e opinião]

BRASILIDADE AÇUCARADA

Marcas de chocolate quer vender o 'charme brasileiro'

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sob a onda de calor africano que nos assola, fica difícil até pensar em chocolate.
Mas, se os viciados aproveitam a chance rara para dar um tempo, o varejo não sossega. A farra da Páscoa se anuncia nos supermercados, como sempre, e as redes de chocolaterias crescem, agora com ímpeto novo.
A pioneira foi a Cacau Show, franquia elogiada pelo custo/benefício que abriu centenas de lojas nos últimos cinco anos. Agora, surge uma concorrente peso-pesado. A Brasil Cacau, do mesmo Grupo CRM que comprou a Kopenhagen, abre uma loja atrás da outra.Quer chegar a 50 em São Paulo e 500 no Brasil.
Muito antes de sentir o gosto de seu chocolate, você sente o travo do branding "brasileiro" da marca. O slogan é "O chocolate com o charme do Brasil"; as embalagens têm folhas, frutas e tramas de palha; as drágeas se chamam Guarani, os confetes Carnaval, os tabletes Tropical e as pastilhas Tapajós e Iguaçu; os chocolates, Carioca (pimenta), Gaúcho (canela), Paulista (café) e Baiano (mais cacau).
Tanto esforço para associar ideias se explica. A marca da concorrência é o conceito. Quando surgiu, há cinco anos, a Cacau Show trazia uma boa alternativa ao produto industrializado: mais charmosa do que aquelas barras com rabiscos em relevo que chamávamos de "chocolate caseiro", mais barata do que Kopenhagen e marcas importadas, e bem gostosa. Trazia também clima simpático de café e ideias originais, ainda que nem sempre excelentes, como a trufa "piña colada".
Por ora, na Brasil Cacau, o afã de brasilidade, que eles por vezes vão buscar em lugares menos óbvios do que a regra, é verdade, rouba a cena ao sabor do chocolate. Mas se o confete é puro açúcar, o tabletinho com 40% de cacau (R$ 1,20) se sai bem na categoria das pequenas soluções para grandes urgências.
Quando o inverno chegar e a "chocolatria" voltar ao normal, convém checar de novo.



ONDE ENCONTRAR Brasil Cacau
av. Padre Antônio José dos Santos, 1.006, Brooklin, São Paulo





Texto Anterior: Maria Inês Dolci: Medicina fora do consórcio
Próximo Texto: Bagagem: Pulgas em Madri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.