São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARIA INÊS DOLCI [defesa do consumidor]

CIDADANIA NA INTERNET


Quem desrespeita os direitos de consumidores, eleitores e o ambiente vai perder a máscara no mundo virtual

SOU FÃ DA INTERNET . Tenho certeza, contudo, de que mal começamos a usar as potencialidades da rede das redes.
Para você que também adora ligar o computador, abrir um navegador e sair pelo mundo virtual, como faziam os aventureiros da antiga Escola de Sagres, aqui vão algumas propostas para que a internet faça mais pelos consumidores-cidadãos.
1. Consulte os sites que comparam preços de produtos e de serviços para não ser enganado por supostas promoções. Não se esqueça, contudo, de verificar se o site que oferece a maior pechincha não é o campeão de reclamações (as opiniões estão expostas nos bons endereços de comparação de preços).
2. Evite assaltos, filas, balas perdidas e a dança das portas giratórias usando o "home banking" (mas mude a senha freqüentemente, combinando números e letras).
3. Faça um blog com amigos, colegas e vizinhos para indicar as boas lojas e os melhores prestadores de serviços do bairro, e para denunciar os que não respeitam os direitos do consumidor.
4. Economize combustível localizando os trajetos mais razoáveis antes de ir para um local que não conheça. E, claro, jogue menos monóxido de carbono no ar que todos respiram.
5. Informe-se sobre seus direitos e sobre novas leis e regulamentos que possam melhorar sua qualidade de vida, como as novas regras para os SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor).
6. Crie uma corrente produtiva de e-mails, não para enviar um arquivo de 2 MB com uma história piegas, mas para discutir programas políticos de candidatos na próxima eleição, ofertas de empregos, serviços públicos e privados oferecidos gratuitamente etc.
7. Use serviços públicos, como o boletim de ocorrências, pela rede.
8. Faça reuniões por meio de programas de comunicação instantânea e de VoIP (telefonia pela internet).
9. Leia livros de graça, escolha os vôos mais em conta, some os pontos da carteira de motorista, estude um idioma, localize amigos distantes, conheça mais sobre as empresas para as quais pretende enviar um currículo (e cadastre-o nos sites delas).
10. Descubra como ajudar instituições sérias, o que é consumo consciente, os males que o fumo provoca na saúde de fumantes ativos e passivos e quais os filmes, livros e peças de teatro você não pode perder.
A lista, obviamente, é só uma pálida idéia de como é possível aproveitar os aspectos mais positivos da internet, longe dos hackers, golpistas e dos demais que a usam para prejudicar os outros.
A cidadania encontrou, na web, um meio de disseminação imbatível. É só notar como os ditadores correm para tentar censurá-la.
Governantes, legisladores e empresários já conhecem o poder da web. Logo, aqueles que desrespeitam os direitos de consumidores, crianças, idosos, eleitores e o ambiente vão perder a máscara no mundo virtual. E pagarão muito caro do lado de cá. Até os péssimos serviços de banda larga, ainda impunes. Quem se conectar, verá.

http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Liquidações
Próximo Texto: Artesanato com design: + Criatividade na cozinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.