São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artesanato com design

+ Criatividade na cozinha

Bordadeiras do Distrito Federal criam linha de acessórios para mesa inspirada em receitas de chefs

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A cozinha está de cara nova: guardanapos, panos de prato e aventais estão mais criativos com a associação do design ao artesanato tradicional. Os itens dessa nova fase do artesanato poderão ser vistos na próxima semana, em São Paulo, quando o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Distrito Federal apresenta o resultado da segunda coleção Na Linha dos Chefs de Cozinha, produzida por grupos de mulheres das cidades-satélites de Brasília.
As artesãs que participam do programa de capacitação traduziram em bordados, estampas, crochê e patchwork pratos criados por 11 chefs, como Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, Claude Troigos, do Olympe, e Tasanai Phian-O-Pas, do Thai Gardens.
O projeto tem a coordenação do designer Renato Imbroisi, 46, que há mais de dez anos trabalha com o Sebrae no desenvolvimento do trabalho manual no Distrito Federal. Segundo o designer, a principal intervenção dele nas obras das bordadeiras é incentivar a busca de uma identidade para as peças.
"No começo, elas não têm direcionamento, fazem cópias. O que fazemos é levá-las a ter marca própria", diz.
Além de oficinas para aprimorar técnica e acabamento, as cerca de 300 mulheres são instruídas por meio de palestras e consultorias a transformar as turmas informais em cooperativas e microempresas. As marcas Flor do Cerrado e Flor de Ipê da Associação de Bordadeiras de Taguatinga surgiram dessa maneira.
O objetivo do projeto é que as artesãs, com média de idade de 40 anos, consigam uma renda de, pelo menos, um salário mínimo. "O resultado depende do grupo. Quando ele tem uma líder mais empreendedora, o crescimento é mais rápido", diz Antonieta Contini, 55, gerente da Unidade de Empreendedorismo Social do Sebrae-DF. Ela conta que o plano para expandir a coleção Na Linha dos Chefs é formar um novo grupo de artesãs especializado em peças para restaurantes e bares.
Para facilitar a compra das criações por consumidores de São Paulo, o Sebrae busca uma parceria com alguma loja de decoração na cidade, para oferecer a coleção completa. Lojistas e profissionais podem comprar as peças em feiras de design, como a Paralela Gift, onde a coleção Na Linha dos Chefs vai ser apresentada de 13 a 17 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake.


ONDE ENCONTRAR
Sebrae-DF
tel. (61) 3362-1622, Brasília



Texto Anterior: Maria Inês Dolci: Cidadania na internet
Próximo Texto: Crítica de loja: Nem tudo são flores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.