São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS [mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br]

O que fazer com um forno de microondas usado, que já não tem mais conserto?

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O melhor é encaminhá-lo para a reciclagem. As cooperativas de coleta seletiva recolhem o aparelho junto com o lixo reaproveitável, desmontam o forno e vendem suas peças para recicladoras.
"Não tem perigo de contaminação por radiação. Quando o forno é desligado, fica totalmente incapacitado, não emite radiação acidentalmente", afirma Mário Leite Pereira Filho, 51, engenheiro responsável pelo Laboratório de Equipamentos Eletrônicos e Ópticos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
A General Electric recomenda que o consumidor deixe o aparelho da marca na assistência técnica mais próxima de sua casa, para que seja encaminhado à reciclagem.
Já a Panasonic afirmou, em nota, que seus produtos não contêm substâncias perigosas e sugeriu que a decisão sobre o destino do aparelho usado fique a critério do consumidor.
Procuradas pela reportagem, Electrolux e Whirlpool (que detém as empresas Brastemp e Consul) não informaram o que o consumidor deve fazer com os microondas de suas marcas que não têm conserto.

*pedido de leitor
Pergunta enviada por Mércia Vasconcelos, de Belo Horizonte



Texto Anterior: Batendo perna: Enxovalzinho de peso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.