São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cobaia (experiências e testes de consumidores)

O efeito falso bronze

Hidratantes tonalizantes apenas "cortam" o branco-escritório: resultados são graduais e sutis

SIMONE PINHEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cresce a família de produtos que colorem a pele sem exposição solar. Nessa categoria há os hidratantes tonalizantes que, diferentemente dos autobronzeadores, têm efeito gradual: em geral, cinco dias depois da aplicação é que a cor aparece.
Cor, não: corzinha. Não espere um bronzeado radical desse tipo de cosmético. O princípio ativo do tonalizante é o mesmo do autobronzeador: a dihidroxiacetona (DHA), que reage com os aminoácidos na camada superficial da pele, resultando no tom amarronzado. Só que o tonalizante tem DHA em concentração menor, quer dizer: não alcança a mesma pigmentação do autobronzeador.
Assim como o tom demora para dar as caras, também leva um tempinho para sumir. Se o resultado não agradar, é preciso cessar a aplicação e esperar cerca de 15 dias, o tempo de descamação natural da pele.
O Vitrine chamou quatro consumidoras para experimentar dois hidratantes tonalizantes: Johnson's Softglow, nas versões para pele clara e morena, e Dove Summer Tone, também nas versões para pele branca a morena clara e para pele morena clara a escura.
Antes de conferir os resultados, um alerta: "É um erro imaginar que a pele tonalizada fica mais resistente ao sol. Não fica: filtro solar continua sendo indispensável", diz a dermatologista Mônica Arib Fiszbaum.

Pele clara
"EU ESPERAVA MAIS COR"
A comerciante Iris De Franco, 28, usou por uma semana o Johnson's Softglow para pele clara. "Como sou muito branca, optei pelo produto para pele clara, mas da próxima vez vou tentar a versão para pele escura", disse. Ela aprovou o aspecto hidratante, o perfume, "que lembra o de uva verde", e a textura, considerada por ela "leve e nada gordurosa". Mas ficou desapontada com o "bronze" propriamente dito. "Só percebi um tonzinho na pele depois de cinco dias. A coloração ficou uniforme, só um pouco mais escura nos pés e em volta das unhas. Mas eu esperava mais cor".

"PÉS E MÃOS FICARAM MANCHADOS"
A secretária Marisa Limoli Toth, 40, pega cor fácil, mas diz não ter paciência para tomar sol. Ela experimentou o hidratante tonalizante Dove Summer Tone para pele clara. Durante sete dias, aplicou o produto nos braços e nas pernas. "É fácil de espalhar, mas demora um pouco para secar e, enquanto isso, a pele fi ca grudenta", reclamou. A partir do quinto dia, notou uma "mudança suave" na cor. "Mas ficou um tom mais claro nas coxas e outro, mais escuro, do joelho para baixo", disse. Observou também que a cor ficou "um pouco amarelada" e as palmas das mãos, os tornozelos e os pés, manchados.

Pele escura
"ACHEI O RESULTADO NATURAL"
A comerciante Viviane Beleze, 26, nunca deu certo com banho de sol. "Evito ao máximo, minha pele arde e fi ca irritada com facilidade", conta. Ela aceitou ser cobaia e testar o tonalizante da Johnson's para pele morena. Nos dois primeiros dias de uso, ressabiada, aplicou o cosmético só nas pernas. "Gostei, ganhei confi ança e comecei a passar no corpo inteiro. Percebi diferença no segundo dia e, no fim da semana, ganhei um tom quase bronzeado no corpo. Achei que o resultado ficou natural". No fim, deu avaliação máxima: "O perfume é bom, ele não mancha a roupa e seca rápido".

"A PELE FICOU MEIO ALARANJADA"
A manicure Márcia Aparecida Alves da Silva, 37, trabalha de segunda a sábado e não tem tempo para tomar sol. "Já tentei usar autobronzeador, mas é difícil de aplicar, sem falar no cheiro forte". Ela testou o tonalizante Dove para morenas: "Parece um hidratante comum, deixa a pele macia. É superfácil de aplicar", disse. Márcia percebeu mudança na cor já na primeira aplicação. No fim dos sete dias, aprovou o produto, apesar de achar o tom um pouco falso. "Gostei, mas a pele ficou alaranjada. Agora vou intercalar esse que testei com a versão para pele clara, quem sabe a cor não fi ca tão artifi cial".


Texto Anterior: Verão no asfalto
Próximo Texto: Bagagem: A vovó das lojas-conceito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.