São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS
[mande suas perguntas para duvidaseticas@folhasp.com.br]

O que fazer com os recibos de cartões de débito

DA REPORTAGEM LOCAL

Jogue no lixo. Recibos do cartão de débito servem para comprovar a transação e conferir gastos. Mas guardá-los é útil só para os comerciantes, já que eles podem reclamar com o banco se um pagamento não foi completado. "Já o consumidor, em caso de cobrança indevida, não tem como mostrar um recibo que não tem", diz Guilherme Blumenthal, 47, diretor de operações e risco da Visanet.
Os comprovantes não têm informações que permitam a um estranho fazer uma compra às custas do dono do cartão, mesmo que o número do cartão fique escrito em alguns casos. Para usá-lo, é preciso de senha que, é claro, não aparece no papel. Além disso, não tem nada que identifique o portador do cartão, como nome e endereço. "No cheque tem muito mais informações que no recibo. Não tem risco nenhum [em descartar o recibo]", diz Blumenthal, da Visanet. Já a MasterCard recomenda que não se jogue o recibo em lugares públicos, por precaução. Mas uma hora ele terá que ir para o lixo.
Quando esse momento chegar, o melhor é optar pela reciclagem. O papel de que é feito o recibo recebe um tratamento químico especial. Mas, apesar disso, trata-se apenas de papel, e é reciclável. (CA)


Texto Anterior: Bazares
Próximo Texto: Maria Inês Dolci: Novidade ou ansiedade?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.