São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

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Entrega é o ponto fraco do comércio eletrônico

DA REPORTAGEM LOCAL

Entrega atrasada e desrespeito ao direito do consumidor de trocar o produto são os maiores problemas de quem compra em lojas on-line. Essa é a conclusão da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que recebeu 2.312 reclamações sobre compras na internet, em 2009.
A pedagoga Vera Cristina Teixeira Rodrigues, 45, que costuma comprar em lojas virtuais, diz que já teve que esperar muitas vezes por compras feitas on-line. A última foi na semana passada, no primeiro dia de funcionamento do site do Carrefour. Ela comprou uma filmadora e um aparelho de som, com previsão de entrega para o dia 5 de março. Além de receber o produto com cinco dias de atraso, ela reclama por não ter conseguido nenhum contato com a empresa durante quatro dias.
"Já estou acostumada com atraso. O problema é quando a empresa não liga para a gente para dar uma explicação", diz Vera, que prefere comprar na internet por causa dos preços, muitas vezes mais baixos.
A assessoria do Carrefour disse que o problema pode ter sido causado pelo grande número de acessos ao site nos primeiros dias de funcionamento.
Segundo Polyanna Silva, supervisora da Pro Teste, as grandes redes têm mais problemas com os atrasos, principalmente quando prometem entregas em um dia útil. Já empresas menores têm dificuldade para resolver casos relativos a devolução, em caso de arrependimento.
Em compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone ou catálogo), o consumidor tem o direito de trocar ou desistir do produto, no prazo de sete dias corridos, sem ter que dar explicações. A empresa é responsável pelo frete do produto e tem que devolver o dinheiro.


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