São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

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O PESO DE UMA MENSAGEM

Quais são e como se apresentam às crianças 11 produtos considerados não-saudáveis

BURGER KING
B KIDS
APELO
Na promoção "A Bússola de Ouro", quem compra um lanche da linha infantil leva a réplica de um personagem do filme.
O QUE A EMPRESA DIZ
"A Burger King Corporation considera essencial que qualquer propaganda para crianças seja responsável e adequada ao rígido código de prática sobre publicidade para esse público. Nós somos a favor de uma autoregulação voluntária e responsável e trabalhamos internacionalmente com a CARU (Children’s Advertising Review Unit) e com a WFA (World Federation of Advertisers) para promover anúncios responsáveis."

NESTLÉ
CHAMYTO 1+1 COM CEREAIS COLORIDOS
APELO
No comercial, um menino acompanhado do gênio que aparece no rótulo do produto arremessa uma bolinha colorida de cereal com um estilingue gigante. A bolinha contorna todo o planeta Terra, atravessa o deserto, o Pólo Norte e, por fi m, cai em uma embalagem do "delicioso" Chamyto.
CHOKITO RECHEADO COM FLOCOS DE CEREAIS (NESTLÉ)
APELO
Um menino diz para o avô que ele é o melhor avô do mundo e, em um tom de exortação e falsidade, diz para o porteiro que ele é o melhor porteiro do mundo. Em troca, os dois adultos lhe dão um Chokito. A propaganda incentiva a criança a um comportamento falso e coloca em risco sua formação de valores. Outro agravante é o fato de a peça mostrar adultos premiando uma atitude manipuladora.
PASSATEMPO COMICS (NESTLÉ)
APELO
Na embalagem, um personagem sugere que a criança coma o biscoito para "tingir" a língua com corantes adicionados ao produto. O rótulo convida a criança a acessar o site da Nestlé, onde encontra a Cidade Passatempo e pode participar de um campeonato junto com outras crianças.
NESCAU CEREAL (NESTLÉ)
APELO
O comercial mostra quatro garotos consumindo o cereal. Na parte de baixo da mesa, fazem passes e embaixadinhas com uma bola, demonstrando extrema habilidade e força sobre-humana.
O QUE A EMPRESA DIZ
"Está claro para a Nestlé que sua comunicação para crianças não deve gerar expectativas irreais de popularidade ou êxito; deve ser muito clara em distinguir o que é real e imaginário; não deve diminuir a autoridade dos pais ou exibir cenas de crianças na tentativa de persuadi-las a comprar determinado produto. A Nestlé e outras dez das maiores empresas de alimentos e bebidas assinaram um termo de compromisso com a 'EU Plataform For Action on Diet, Physical Activity and Health' em que se comprometem a não fazer publicidade direta a crianças menores de 6 anos e a restringir a publicidade para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos aos produtos com perfi l nutricional que as auxiliem a obter uma alimentação saudável e balanceada."

PEPSICO
CHEETOS BOLA SABOR QUEIJO
APELO
O site www.cheetos.com.br é um verdadeiro playground virtual, com diversos jogos on-line e atividades para crianças. Além de divulgar os produtos, mostra os brindes que vêm nas embalagens de Cheetos com surpresa. Em 2007, distribuiu brindes do Homem-Aranha e da Hello Kitty, sendo denunciado ao Ministério Público pelo Instituto Alana.
O QUE A EMPRESA DIZ
"O produto Cheetos Bola não se confunde com o produto Cheetos com Surpresa. Cheetos Bola não vem com surpresa, isto é brinde temático. Ainda que se analisassem as campanhas antigas, tanto do Cheetos com Surpresa como das outras variedades do produto, não se conseguiria constatar qualquer comunicação apelativa ou abusiva, uma vez que a publicidade dos produtos Elma Chips sempre respeitou todas as regras do Código de Defesa do Consumidor e do Conar."

MCDONALD’S
MCLANCHE FELIZ
APELO
Na TV, Ronald McDonald aparece dirigindo um automóvel do filme "Carros", que na realidade é um dos brindes que acompanha o McLanche Feliz. No fi nal, o narrador convida a garotada a "acelerar nessa nova onda"; em outras palavras, a consumir no McDonald’s para ganhar um carrinho. O comercial é narrado por uma voz masculina e contém comentários de duas crianças pequenas, um garoto e uma garota, a respeito dos "incríveis" brindes que vêm no McLanche Feliz.
O QUE A EMPRESA DIZ
"O McDonald's é filiado ao Conar e segue um rígido Código de Ética Publicitária, pelo qual se compromete a nunca utilizar linguagem imperativa ou com sentido de urgência nas suas peças, não sugerir consumo de produtos ao público infantil e não anunciar em programação de TV direcionada a crianças menores de 6 anos. As surpresas que acompanham o McLanche Feliz são comunicadas de forma clara e objetiva. A rede também adota nas campanhas do McLanche Feliz o conceito de vida saudável, com o incentivo à prática de atividades físicas e à conscientização da importância de uma alimentação balanceada."

MARS
M&M’S DE CHOCOLATE AO LEITE
APELO
A campanha Cine M&M’s tem sorteios de TVs de 50 polegadas, home theater, notebook, gravador de DVD e TV por assinatura durante um ano para quem enviar pelo celular o código promocional impresso nas embalagens do produto. Serão sorteados, a cada hora, um box com seis DVDs contendo filmes como "Shrek", "Piratas do Caribe" e "Identidade Bourne". A promoção é anunciada em programas de rádio e TV de grande audiência voltados ao público jovem.
O QUE A EMPRESA DIZ
"A Mars Brasil informa que possui uma rígida política de comunicação estabelecida pela matriz, que proíbe ações de publicidade e promoção dirigidas a crianças menores de 12 anos. A promoção Cine M&M’s® foi criada respeitando integralmente esses critérios, sendo direcionada ao público adolescente (acima de 12 anos) e de jovens. Os meios nos quais a promoção foi divulgada e os prêmios oferecidos foram criteriosamente selecionados com base na atratividade a esse público-alvo, excluindo rigorosamente qualquer ação com apelo a crianças."

YUM
PIZZA HUT
APELO
Veiculada em jornais e sites, a campanha "Amigo Urso" afi rma que o urso de pelúcia é comilão e divertido, faz de tudo para comer Pizza Hut e nunca está satisfeito. O personagem é dado como brinde para promover o lançamento de novos tipos de pizza, ou associado à Pepsi- Cola, e pode ser comprado separadamente.
O QUE A EMPRESA DIZ
"Os bichos de pelúcia que temos em nosso restaurante fazem parte da linha de produtos Boutique Pizza Hut, que possui outros itens de venda. A venda desse item não está associada à venda de pizza nos restaurantes. O cliente pode ir ao restaurante e comprar qualquer produto da Boutique sem necessidade de comprar pizza ou qualquer outro item."

KELLOG’S
SUCRILHOS SABOR BRIGADEIRO
APELO
Um garoto está consumindo tranqüilamente seu cereal matinal Sucrilhos® sabor brigadeiro quando percebe uma movimentação estranha na janela: são superheróis se aproximando da casa. Ao abrir a porta, há centenas de personagens animados em um contagiante clima de festa, convidando-o a participar junto com eles.
O QUE A EMPRESA DIZ
"A Kellog’s esclarece que, de acordo com a sua política de marketing global, não faz campanhas publicitárias voltadas para crianças menores de 6 anos de idade. Além disso, traz em todas as embalagens informações nutricionais para orientar seus consumidores. A empresa faz questão de reafi rmar seu compromisso com a boa alimentação e com hábitos de vida saudáveis."

KRAFT
TRAKMIX TRAKINAS
APELO
No comercial, duas crianças apresentam um show de mágica para a família. O truque é o desaparecimento de um pacote inteiro de biscoitos. Sugere no rótulo que a criança monte personagens com os biscoitos, que representam a face, o corpo e os membros de uma fi gura humana. No rótulo, é dado o endereço do site, que oferece jogos e brincadeiras.
O QUE A EMPRESA DIZ
"No caso específi co da publicidade para crianças, a empresa segue políticas internas, válidas em todo o mundo, que são tão ou mais severas do que as normas existentes em vários mercados. No fi lme em questão, a Kraft não vislumbra qualquer conduta ou sequer referência a conduta que possa ser considerada inadequada. O comercial, de caráter nitidamente bem-humorado, tem ambiente familiar e segue a linha de irreverência e o tom de brincadeira tradicionais da comunicação da marca Trakinas."


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