São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

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ATRASO NA ENTREGA É MOTIVO DE RECLAMAÇÕES

DA REPORTAGEM LOCAL

A dona de casa Maria Tereza Cit, 64, contou que estava gripada um dia e tomou uma pílula para dormir. Dois dias depois recebeu a entrega de um colar de pérolas e descobriu ter feito uma compra inconsciente. Pagou, arrependida, seis parcelas de "duzentos e tantos reais" cada uma pela joia.
Maria Teresa afirmou não saber que o Código de Defesa do Consumidor garante o cancelamento da compra de produtos comprados pela televisão em até sete dias, sem que seja preciso explicar o motivo.

Evite dor de cabeça
Na hora de escolher a forma de pagamento de uma compra desse tipo, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) sugere o cartão de crédito. Isso porque se a pessoa decidir devolver o item, pode não reconhecer a compra com a administradora do cartão, o que é melhor do que ficar esperando a devolução do dinheiro.
Em 2008, o canal Shoptime teve 253 queixas no Procon-SP (o número inclui problemas com empresas do mesmo grupo, como Americanas e Submarino), a maioria por conta da não entrega do produto ou de atraso. No site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), foram registradas 1.947 queixas com 80% dos casos solucionados pela loja.
A Polishop teve 20 queixas no Procon-SP- a maioria por causa de produtos danificados. No Reclame Aqui, recebeu 626 queixas e resolveu 92% delas.
A BestShopTV foi alvo de 25 reclamações no Procon-SP e de 231 no Reclame Aqui. Foram resolvidos 88% desses casos.
(CYRUS AFSHAR e CHICO FELITTI)


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