São Paulo, sábado, 22 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

A maquiagem teen que virou mulher

Nova loja-conceito da marca Contém 1g usa vendedoras-maquiadoras na "empurroterapia"

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até 2005, a Contém 1g era uma linha de maquiagem teen vendida em quiosques, com um logotipo eficiente. Hoje, explica a vendedora da nova Loja Luxo, no Anália Franco, "ficou mais mulher". Ou seja: um baita negócio com 30 pontos de venda só em São Paulo, lojas-conceito e pegada orgânica, que, em maquiagem, se diz "mineral".
"Os produtos não contêm álcool, talco ou cera", desfia a moça, me convencendo a me deixar rebocar por camadas infindáveis de maquiagem, à guisa de teste. Com vendedoras-maquiadoras e espaços que reúnem os produtos indicados para castanhas, loiras, mulatas etc., a Loja Luxo serve para isso: apresentar a marca na prática.
Fazer test-drive de maquiagem não é sacrifício; num sábado, ao som de um cover de Leonard Cohen, é até gostoso. Mas, como se nota lá pelo décimo produto, a ideia não é ajudar você a achar seu tom de batom, mas convencê-la a abraçar todo um sistema de disfarce.
A começar do pré-maquiante com efeito ótico, "que diminui linhas de expressão". Daí, corretivos; base "matificante"; pó com "véu de diamantes"; sombra; fixador; iluminadores e rímel com "quatro vezes mais pigmentação", o que você comprovará amargamente ao acordar com ele dois dias depois.
Ainda que tivesse tempo para proceder a esse ritual diário preparatório de teatro kabuki, faltaria bala. Mesmo tirando os "opcionais", como iluminadores, a soma dos produtos indicados tem três dígitos e começa com 4. Levo o batom "com pó de pérolas" (R$ 45). Mas só para a moça não chorar. Por pouco mais se compra um da M.A.C, que, entre outras vantagens, contém mais gramas.


ONDE ENCONTRAR

Contém 1g Loja Luxo
av. Regente Feijó, 1.739, shopping Anália Franco, tel. (11) 3285-5284, São Paulo




Texto Anterior: Sacolinha [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]
Próximo Texto: Shoppings: Anália Franco ganha 76 lojas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.