São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRENTE USA POLÊMICA COM ENTIDADE DE ATLETISMO DOS EUA

DA REDAÇÃO

A Newton Running não é a primeira a tentar oferecer calçados que sigam a biomecânica "natural" ou auxiliem na performance do atleta. A pequena Spira, por exemplo, criou um tênis com molas, recurso que a entidade que regula o atletismo norte-americano condena. Leia a seguir entrevista com Andrew B. Krafsur, co-fundador da Spira Footwear. (RL)

 

Folha - O que os tênis da Spira têm de diferente?
Krafsur -
Nossa tecnologia se baseia em um sistema chamado deflexão; ele não cede nunca e o tênis sempre parece novo; o sistema de molas devolve 90% da energia, permitindo ao atleta correr mais rápido e por mais tempo com menos estresse; a tecnologia reduz o impacto em até 20%; o sistema é ajustável, há diferentes tamanhos de molas de acordo com o tamanho do calçado e a atividade.

Folha - Vocês ganharam muita publicidade dizendo que o calçado foi banido pela USATF, mas na verdade não houve essa proibição...
Krafsur -
A decisão da USA Track and Field (entidade norte-americana de atletismo) é inequívoca. As regras proíbem o uso de tecnologia de molas em competição. A entidade exige que os tênis sejam examinados para receber aprovação. Apresentamos o nosso em 2006, até agora não deram resposta. É verdade que nenhum competidor foi desclassificado por usá-los, mas isso é porque a entidade não quer chamar ainda mais a atenção para a nossa empresa. Mas qualquer hora alguém que chegar atrás de um atleta usando nosso tênis vai reclamar. Com razão.


Texto Anterior: COLUNISTA EM CAMPO: Outra pegada
Próximo Texto: Compare o que acontece na planta do pé...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.