São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

ESTÁ TUDO NO RÓTULO

Veja quais são os ingredientes mais polêmicos presentes nas fórmulas, e por que evitá-los

Parabenos- conservantes usados em mais de 90% dos cosméticos.
São quatro os mais comuns: butil, etil, metil e propilparabeno. Além de serem altamente alergenos, apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como um hormônio feminino. Estudos os associam ao aumento de câncer de mama.

Lauril sulfato de sódio - principal componente de xampus, causa irritação na pele e tende a ser contaminado com 1,4-dioxane, um provável carcinogênico. Também aumenta a absorção de outras substâncias.

Triclosan - bacteriostático usado em desodorantes, enxaguantes bucais e alguns sabonetes íntimos femininos. Está sendo apontado como um carcinogênico escondido. Ou seja, pode aumentar a probabilidade de uma pessoa pré-disposta desenvolver câncer.

Óleo mineral - a exposição a altos níveis de óleo mineral em indústrias está relacionada a doenças de pele como eczemas, acne e dermatite, além do desenvolvimento de cânceres no caso de exposição respiratória. Em cosméticos, são usados em concentrações muito menores, por isso são considerados seguros. Aumentam o risco de reações alérgicas.

Uréia - um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, não é indicado para gestantes, porque atravessa a placenta.
Todos os produtos com concentração maior do que 3% do ativo devem conter um alerta às gestantes.

Diazolidinyl urea - conservante usado em cremes e xampus doador de formol, substância potencialmente cancerígena.

QUEM É QUEM

Nem todo natural é orgânico, e nem todo orgânico é hipoalergênico. Conheça as diferenças

Naturais - são compostos basicamente por óleos essenciais e extratos naturais. Não podem ter conservantes artifi ciais, óleo mineral, parabenos ou qualquer substância sintética.

Orgânicos - precisam ter o selo de uma certifi cadora. A Ecocert é bastante rigorosa e tem boa aceitação no exterior.
Para conseguir a certificação, os cosméticos têm que ter pelo menos 95% de ingredientes orgânicos.

Hipoalergênicos - é comum achar que cosméticos naturais provocam menos alergias, mas isso não é verdade. Entre as cerca de cem substâncias mais alergenas e irritantes, várias são naturais. É o caso dos óleos de bergamota, citronela e coco e até da manteiga de cacau. Os hipoalergênicos passam por testes mais rigorosos e não contêm substâncias reconhecidamente alergenas e irritantes, como os parabenos e o propilenoglicol.


Texto Anterior: Beleza: Natural, 'pero no mucho'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.