São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

(NEM) TUDO ESTÁ NO LUGAR

Qualquer bagunça tem o direito de ser encaixotada, pendurada, empilhada, escondida e até mesmo exibida

Guardar
Caixas são mais úteis quando colocadas em prateleiras abertas. Use para roupas que não precisam fi car à mão e que devem estar protegidas de pó e umidade. Caixas forradas de tecido podem ser seladas com cola branca, para não mofar.
O perigo é maior em ambientes úmidos, como o banheiro. De couro, dentro do armário, nem pensar.
Quando optar por um modelo, use sempre o mesmo, para não dar um aspecto bagunçado à arrumação.
Cada caixa deve ter um assunto e precisa ser identifi cada por etiquetas, escritas com letra legível ou etiquetador eletrônico. Prefira tampas ou laterais transparentes, para identifi car o que está guardado.

Misturar
Estantes com divisórias harmonizam visualmente objetos de grupos diferentes. Mas pense antes no que vai ser posto ali e meça os objetos, livros em especial, para não perceber tarde demais que o investimento no móvel não valeu.

Pendurar
Cabides multifuncionais são bons para quem tem armários com poucas divisórias ou quer aproveitar cantos atrás das portas. Há modelos especiais para organizar sapatos, que podem guardar também toalhas, revistas, material de escritório, jogos americanos ou bijoux, dependendo do tamanho.

Assumir
Sobre o criado-mudo, na pia do banheiro ou no aparador da sala, para arrumar correspondências, a bandeja organiza sem pesar. Também vale como minibar, reunindo garrafas e taças em um canto.

Tirar da frente
Papéis que precisam estar à mão podem ser colocados em pastas suspensas e arquivos mortos. Documentos mais antigos podem ser arquivados em caixas fechadas, colocadas nos pontos mais altos das prateleiras.
O importante é rotular tudo de forma clara e duradoura.

Centralizar
As cestas facilitam mais o acesso aos objetos do que as caixas, e também centralizam peças com as mesmas funções.
Cuidado com a escolha do material: as de palha podem mofar e atrair insetos, as de plástico são fáceis de limpar. São bem úteis para arrumar brinquedos e lápis de cor.

Improvisar
Se não existe nada no mercado que atenda às suas necessidades, improvise. O organizador de talheres pode servir para arrumar a maquiagem na gaveta do banheiro. O cabide de cintos dá um jeito nos colares, dentro do armário. O suporte para garrafas de vinho serve para guardar as revistas da semana.



Texto Anterior: Chega de zona!
Próximo Texto: Sacolinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.