São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dúvidas éticas (mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br)

Para ser ecologicamente correto, devo tomar minha cerveja na lata ou na garrafa de vidro?
FELIPE FAVORETTO MENDES, 24, São Paulo

CYRUS AFHSAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Usar a lata de alumínio para consumir sua bebida é menos prejudicial ao ambiente que usar uma garrafa de vidro. De acordo com uma pesquisa da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o alumínio apresenta melhor desempenho em todos os aspectos. "Mesmo levando em conta a reutilização do vidro, o alumínio continua levando vantagem por causa de sua alta taxa de reciclagem no país", afirma a engenheira química Renata Valt, 33, autora da pesquisa e professora de pós-graduação da UFPR.
O Brasil é o país que mais recicla latas de alumínio, num total que já atinge 96,2%, segundo Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade). Já a taxa de reciclagem das garrafas de vidro não passa de 45%, apesar de ter quase dobrado em três anos.
Segundo o estudo, se não houvesse reciclagem alguma, a produção de alumínio precisaria de quase quatro vezes mais energia que a de vidro e geraria quase seis vezes mais resíduos sólidos. No entanto, ao analisar o cenário real no país, para cada mil litros de bebida são gastos 1.861 MJ de energia na produção de latas de alumínio e 3.998 MJ para fazer garrafas de vidro. Com respeito à geração de resíduos sólidos, há um empate entre os dois materiais.Três anos atrás, o vidro levava vantagem.

Aquecimento global
O consumo de água também é bem maior no processo de produção do vidro: para cada mil litros de bebida produzidos, são gastos 579 litros de água. Para as latas de alumínio, são 123 litros. O alumínio também leva a melhor quando se leva em conta outros aspectos ambientais, como o aquecimento global e a eutrofização (processo que causa a redução de oxigênio nos rios).
A pesquisa comparativa considera todas as etapas do "ciclo de vida" do material, incluindo os processos de reciclagem e reutilização que ele sofre. As garrafas de vidro, por exemplo, são usadas 21 vezes, antes de serem recicladas.


Texto Anterior: Cobaia: Arroz para amadores
Próximo Texto: Batendo perna: Os descontos são ótimos, mas as araras ficam desfalcadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.