São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 2008

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MARIA INÊS DOLCI [defesa do consumidor]

PARA UM 2009 MAIS FELIZ


Desejo que em 2009 nunca mais sejamos ludibriados, enrolados e enganados nos serviços de atendimento

ESTAMOS no final de 2008. Sim, como os norte-americanos costumam definir um presidente nos estertores do mandato, o ano já é um "pato manco".
Então, vamos aos desejos para 2009, um ano que pode exigir muita paciência e otimismo de todos nós.
Desejo que:
1. Os provedores de acesso à internet por banda larga nos ofereçam um serviço decente, previsível e com pouquíssimas falhas. Ou seja, o contrário do que fizeram até agora;
2. As operadoras de TV por assinatura também decidam melhorar seu desempenho, começando por respeitar e atender com respeito seus clientes;
3. Os brasileiros tenham mais renda do que crédito, para aumentar o poder aquisitivo consistentemente, em lugar de simplesmente se endividar;
4. A crise seja a menos intensa possível, dure pouco e nos afete o mínimo, para que, em breve, cresçamos novamente retomando a inclusão social;
5. A maldita fidelização por barreiras (a imposição de dificuldades para interromper um serviço que não mais nos satisfaça) seja substituída pelo respeito ao consumidor;
6. Comerciantes e prestadores de serviços não façam distinção de qualquer espécie no relacionamento com os clientes, pois todos somos importantes e merecemos respeito como cidadãos;
7. Nunca mais sejamos ludibriados, enrolados e enganados nos serviços de atendimento ao cliente;
8. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se lembre, ao menos de vez em quando, de que não foi criada somente para beneficiar as empresas do ramo;
9. Seja estabelecida uma efetiva concorrência no transporte aéreo de passageiros e que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também atue em prol dos consumidores;
10. Os cidadãos punam os empresários que poluem o meio ambiente, que tratam mal seus colaboradores, que demitem preventivamente seus empregados, que sonegam impostos e que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. Como? Não comprando seus produtos, nem contratando seus serviços;
11. Os pilantras sejam varridos do comércio virtual, com ação pronta e eficaz das autoridades da área de segurança pública;
12. A tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física continue sendo corrigida, pelo valor total da inflação do período;
13. Os criadores de impostos, taxas e contribuições sejam banidos da vida pública, condenados ao ostracismo;
14. A ética, o trabalho, a responsabilidade e a consciência limpa sejam a marca de todas as nossas relações, inclusive na vida pública;
15. Não se repitam tragédias como a provocada pelas enchentes em Santa Catarina, com um sério trabalho de prevenção às conseqüências desse tipo de catástrofe;
16. Que os mais velhos não sejam expulsos pelos preços dos planos de saúde;
17. Todos nós tenhamos muitos momentos felizes, repletos de sorrisos, na companhia de amigos, familiares, colegas e vizinhos. E que estejamos juntos, novamente, nas páginas desta Folha, para defender os direitos do consumidor e mais qualidade de vida para todos os brasileiros.
Feliz 2009!

http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br


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