São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 2008

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CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

No clubinho do café

A rede Nespresso abre mais uma "butique" em São Paulo


Moças magras de pretinho explicam ao cliente tudo o que ele nunca quis saber sobre "blends" e "grand crus"

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nespresso é um expresso vendido em cápsulas de design bacana e cores metalizadas -que, diferentemente dos sachês comuns, só podem ser usadas nas máquinas da mesma marca. As lojas se intitulam butiques. Nelas, moças magras de pretinho explicam ao cliente tudo o que ele nunca quis saber sobre os "blends" e "grand crus" da marca, enquanto um grande plasma mostra o garoto-propaganda George Clooney perdendo feio na preferência de gazelas para o café Nespresso, esse sim, "intenso" e "encorpado". No fim do filme, humilhado, ele lança o slogan: "Nespresso. O que mais?".
A resposta está, por exemplo, no segundo endereço da marca em São Paulo. Além dos cafés, a loja oferece um universo em expansão de "complementos". São máquinas de expresso -que tampouco aceitam sachês de outras procedências- simplezinhas (R$ 850) ou invocadas; acessórios cromados e muito especializados, como espumadores de leite e polvilhadores de cacau; açúcar em embalagens que combinam com as cores das cápsulas; e jogos americanos, xícaras, caminhos de mesa e toalhas, tudo coordenado. A idéia, segundo o folheto, é proporcionar uma "experiência suprema" em café. Parece mais uma experiência suprema em cenografia publicitária.
Também há os "cases" para carregar as máquinas a tiracolo, feitos para quem sofre de dependência estética; e os muito duvidosos "acessórios de apresentação", caixas acrílicas ou quadros de parede que servem para acondicionar e expor as cápsulas em casa. E se você achou muito barulho por nada, a revista da marca, voltada para os membros do "clube", traz ensaios de moda inspirados nas cores das cápsulas e fotos de Sharon Stone cortando a fita dourada da nova loja parisiense.
O café tem sabor excelente.
Também, por R$ 1,80 a unidade, não se esperava menos que isso. E o sistema que integra as máquinas e as cápsulas é prático, embora alguns consumidores reclamem dessa monogamia compulsória.
Quanto ao estilo Nespresso de vida, achei meio forte.


ONDE ENCONTRAR
Nespresso, av. Higienópolis, 618, shopping Pátio Higienópolis, tel. (11) 3823-2688, São Paulo



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